Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SUMO DE FRUTA

Terça-feira, 06.08.13

Um suco ou sumo de fruta é uma bebida produzida através do líquido extraído de qualquer um dos variadíssimos frutos que existem à face da Terra, geralmente, despejado e bebido através de um copo ou outro recipiente - sumo de fruta verdadeiro, genuíno, humilde, hesitante e meigo, estranhamente “vendedor de carpet”. Outrora, sobretudo as crianças, no entanto, bebiam o sumo da laranja directamente do fruto, através de um orifício, feito no local do pé. Actualmente, em muitas regiões da África e Brasil, os nativos ainda bebem o sumo do coco, directamente do próprio fruto. Opcionalmente, o líquido extraído dos frutos pode ser coado ou filtrado, antes de ser consumido. Por vezes, adiciona-se ao sumo da própria fruta uma pequena quantidade de água para uma melhor diluição do sumo, tornando-o mais líquido e, consequentemente, mais rentabilizável. Geralmente não se adiciona açúcar ou adoçante ao sumo de fruta, uma vez que quase todos eles já contêm muito açúcar e, consequentemente, possuem um sabor bastante adocicado.

Para além de muitos sumos naturais, também estão disponíveis, no mercado, vários concentrados de sumos diversos, que requerem apenas a adição de água para reconstituir o líquido ao estado aproximado do sumo original. Recentemente, tornou-se popular a combinação de sumos de diferentes frutas numa única bebida.

Técnicas diferentes e variadas podem ser utilizadas para a obtenção de sumos a partir dos vegetais. Frutos ricos em líquidos, como a laranja ou o limão, podem simplesmente serem espremidos de modo a extrair a porção líquida existente em seu interior. Por sua vez, os sumos dos vegetais e de sumos mais duros, como a polpa do coco, a maçã ou a pêra, podem ser obtidos mediante o uso de liquidificadores ou outros electrodomésticos similares. Para a extracção de vegetais ainda mais duros e dotados de pouco líquido, tais como cenoura, folhas de couve, beterraba e outros devem ser utilizadas centrifugadoras.

Conforme suas características, certas partes dos vegetais podem ser descartadas antes da preparação do sumo. A casca das laranjas apresentam uma substância de sabor amargo sendo, normalmente, descartada. Os caroços e partes duras de outros frutos também devem ser retirados antes de os colocar no electrodoméstico utilizado para extrair o seu sumo.

Uma vez processados, os sumos podem ser bebidos directamente, ao natural, ou passados por processos industriais que os tornam aptos a serem armazenados para obter maior durabilidade, possibilitando assim o seu transporte e, posteriormente, a sua comercialização junto do consumidor.

Os sumos não devem ser vistos como remédios, nem sua ingestão adoptada como método exclusivo no tratamento de enfermidades. Também não devem ser considerados como única e exclusiva fonte de alimentação de quem quer que seja pois são carentes em proteínas e outras substâncias essenciais à manutenção da vida humana. Contudo, os sumos são considerados alimentos puros e muito nutritivos que nos oferecem diversas vitaminas e sais minerais que o nosso organismo necessita para se manter saudável e significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de se estar sendo privado de algo. Os sumos ainda contribuem para a saúde e estabilidade cardiovascular, melhoram a capacidade física, ajudam a baixar a pressão arterial, são tranquilizantes e fornecem energia e força ao nosso organismo.

Outro aspecto importante é que a ingestão dos sumos de frutas deve ocorrer no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, a fim de que ele oxidem e percam parte de suas propriedades nutritivas.

Por todas estas razões devemos tomar o agradável, sublime e apetitoso sumo de qualquer fruta, hoje cultivada em todas as regiões do globo, mesmo aquela fruta apetitosa que foge e se perde nas brumas enevoadas de Valongo e que a mim, por sofrer de insuficiência renal, me está total e absolutamente proibido, quer na sua forma pura e natural, quer concentrado ou empacotado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 08:45





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031