Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



FORA D'ORAS

Sexta-feira, 23.08.13

Adeus, petisco da meia-noite! Adeus, petiscos das noites claras! Adeus, bolachinha agora, biscoito logo e fatiazinha de queijo a seguir! Adeus, petisca daqui e come d’acolá! Adeus a tudo o que é comer fora d’oras, em casa, no parque, sobre a relva, à sombra duma árvore centenária, debaixo da latada, à beira mar, na doca ou no mais emblemático jardim! Adeus, visitas rapidinhas ao frigorífico! Proibido está o copinho de leite com chocolate acompanhado de umas bolachinhas, que sabia tão bem, durante os longos serões de Inverno ou nas escaldantes noites de Verão.

A acreditar nos resultados de um estudo ontem publicado on-line, pela revista Arquinhausity Mariithan, reduzir o número de calorias e fazer exercício físico poderá não chegar para travar o aumento do peso. O evitar comer fora d’oras pu o romper, radicalmente, com este hábito, também pode ser importante para a manutenção do peso ideal.

No entanto, nada do revelado na citada revista parece ser novo. Já se sabia que não convém comer muito ao jantar e que a ceia também deve ser muito ligeira. A partir daí, jejum absoluto e radical. Tudo isto se aplica com maior rigor aos doentes que sofrem de insuficiência renal. Estes doentes, como no meu caso, devem ter, para além de um regime alimentar adequado, um horário de alimentação muito rigoroso. Cumprir, rigorosamente, quer em termos de qualidade quer de quantidade, os limites impostos pela nutricionista é fundamental para estes doentes.

Assim, o velho conselho das nossas avós e mães para não comermos fora de horas parece ser acertado. Os nutricionistas alertam para não comer muito de noite, principalmente a pessoas em dieta, mas aconselham que não se permaneça mais de oito horas sem ingerir qualquer alimento.

Para além de não comer fora d’oras, como doente que sofre de insuficiência renal, devo abster-me dos seguintes alimentos: Alheira, Amendoim, Bacalhau, Bagaço e outras bebidas alcoólicas, Banana, Bifana, Biscoito, Bolo do Tijolo, Bolo Doce, Bolo-Rei, Confeitos e outras Guloseimas, Carne de Vaca, Carne Gorda de Porco, Cerveja, Chocolate, Conserva em Azeite ou Óleo, Courgette, Couve Verde, Croissant, Fava Ervilha e Grão, Feijão, Farturas e Filoses, Fritos e Panados, Francesinha, Fiambre e Mortadela, Figo, Frango, Gelado, Gema, Grelos, Hambúrguer, Inhame, Iogurte, Ketchup, Kiwi, Laranja, Leite, Linguiça, Maionese, Manteiga, Marisco, Massa Sovada, Melancia, Melão, Meloa, Morcela, Natas, Nectarina, Pão de Milho ou Boroa, Pastel Folhado, Pizza, Pudim, Queijo Curado, Queijo Ralado ou Fatiado, Quiche, Sardinha, Sopas de Leite, Sumo de Fruta e Uvas. Proibido ainda está o tomate e o vinho verde.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 18:50





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031