Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A IGREJA MATRIZ E OUTROS MONUMENTOS ARQUITECTÓNICOS DE VILA DO CONDE

Terça-feira, 27.08.13

Quem passa por Vila do Conde não pode ficar indiferente à quantidade e variedade de monumentos arquitectónicos que a cidade possui. Terra milenária e, no dizer de José Régio, “espraiada entre pinhais, rio e mar”, a cidade de Vila do Conde, na realidade, encerra no seu seio um conjunto notável de monumentos históricos com destaque para a igreja Matriz, para o Convento de Santa Clara e a igreja gótica que lhe é anexa.

Dedicada a São João Baptista, a igreja Matriz de Vila do Conde, cuja construção recebeu forte impulso, segundo ainda hoje se conta, com a passagem e estadia na cidade do rei D. Manuel I, é de facto um belo monumento, datado dos séculos XV e XVI, revelando, consequentemente, um estilo arquitectónico de declarada transição entre o gótico e o manuelino. O gótico é mais notório na fachada exterior, nomeadamente no pórtico da entrada principal, ladeado por uma notável torre sineira, enquanto no interior de três naves, separadas por quatro arcos de volta inteira, assentes em pilares com capitéis, se revela mais o estilo manuelino, já com alguns sinais do barroco. De realçar ainda algumas imagens, nomeadamente a do padroeiro em pedra ançã, a pia baptismal, o púlpito, os retábulos de talha dourada e a capela da Senhora dos Mareantes, esta a necessitar de restauro urgente. Anexo à igreja e numa pequena sacristia existe um Museu de Arte Sacra, fenómeno pouco vulgar nas igrejas portuguesas, mas extremamente louvável, que se encontra permanentemente aberto ao público e onde estão expostas, para além de estatuária diversas dos sec.s XVI, XVII e XVIII, alfaias litúrgicas diversas e de grande interesse histórico, com realce para uma bela casula romana de cor branca bordada e debruada a ouro.

O património arquitectónico de Vila do Conde, no entanto, não se fica por aqui. A igreja de Santa Clara, anexa ao convento do mesmo nome, é um interessantíssimo monumento gótico do sec. XVI, onde repousa um dos filhos bastardos de el-rei D. Dinis, Afonso Sanches e a esposa, em duas das mais belas obras-primas da estatuária fúnebre portuguesa. Ao lado restos de um antigo mosteiro gótico, do qual esta igreja faria parte, com destaque para um fontanário, ainda existente, celebrando a chegada da água através de um famoso aqueduto, do qual sobram muitas ruínas que percorrem grande parte da cidade e da qual são uma espécie de ex-libris. Sobre este mosteiro gótico foi construído, no sec. XVIII, o actual convento de Santa Clara.

Um visitante atento, no entanto, na cidade de Vila do Conde ainda poderá apreciar muitos outros monumentos dos quais se destacam: o pelourinho, o edifício dos Paços do Concelho, a igreja de S. Francisco, a igreja da Misericórdia, o Forte de S. João Baptista, a igreja da Senhora da Lapa, as capelas da Sra da Guia e do Socorro, variadas casas senhoriais restauradas e muitos outros edifícios com fachada manuelina. Nas freguesias limítrofes da cidade são notáveis a igreja românica de Rio Mau, a igreja Matriz de Azurara, o povoado pré-romano de Bagunte e o castro de Labruge.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 11:31





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031