Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



VALHA-NOS O PAPA FRANCISCO

Terça-feira, 27.08.13

(TEXTO DE ABEL NÓIA GONÇALVES VIEIRA)

 

Por enquanto, até me dá jeito que tenham «um cantinho no céu» Hitler, Mussolini, Savimbi, Cadafi, Saddam Hussein, Salazar e outros monstros de estimação...que povoam ainda a nossa memória colectiva em momentos de pesadelo. Nem me custa rezar para que, livres das vãs glórias terrenas, possam agora contemplar a glória eterna, na mais inclusiva das escatologias.

Só não acompanho quem pretende escrever a história ao contrário, como se não tivessem cometido crimes contra os povos que os geraram e contra a própria humanidade em tempos relativamente recentes. Penso que se exagera na tinta reabilitadora desta gente.

 Não é por acaso que, por esta Europa fora, crescem as extremas direitas para assaltar o poder, avança um liberalismo económico selvagem e os mais pobres são ameaçados de extermínio. Vindos dessas «juventudes salazarentas», apresentam-se hoje enfatuados, sem competência nem vergonha, promissores quadros tecnocráticos alojados na esfera do poder. Nunca imaginei que houvesse tantos no meu país, agora de fácil identificação à lupa. Parece que nem as universidades vão escapar à decapitação da massa cinzenta nacional, quando os magníficos reitores se sentem incapazes de as dirigir sem os meios necessários. Atacar a educação é comprometer irremediavelmente o futuro e abrir a porta a novos ditadores.

Dentro da própria Igreja, permitam-me reconhecer, o refluxo da onda era do mais preocupante clericalismo integrista: afogados nos colarinhos de antanho, dormindo de batina e saciados de água benta, ambiciosos e insaciáveis de um poder não evangélico, aí estão para as curvas os protagonistas da nova evangelização. Esses conheço razoavelmente bem.

Valha-nos o Papa Francisco!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 15:42





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031