Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



HAMBURGUER

Quinta-feira, 06.06.13

O hambúrguer é uma espécie de sanduíche de carne de bovino, moída e cozida ou grelhada, servida entre duas metades de pão. Geralmente é acompanhado por condimentos e outros ingredientes também eles colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon, etc. O hambúrguer, uma sanduíche muito popular em quase todo o mundo, existe aqui bem perto, mais concretamente no Ferrara Plazza, na freguesia de Carvalhosa, em Paços de Ferreira.

Não se sabe ao certo a verdadeira história da origem do tão famoso hambúrguer cuidando-se que se originou a partir de uma simples sanduiche de pão e, carne e com o passar dos anos, foi ganhando aperfeiçoamento e adoptando novos ingredientes.

Hoje existem outros hambúrgueres para além dos de carne bovina: frango, peru, peixe, soja e até hambúrgueres de vegetais. É que, actualmente este tipo de alimentação, no que à carne de bovino diz respeito, levanta alguns problemas à saúde humana, por isso começaram a surgir hambúrgueres alternativos àquela carne. O peito de peru e a soja parecem ser as melhores opções. O peito de peru porque tem uma quantidade mais reduzida quer de calorias quer de gorduras, enquanto o de soja, por sua vez, parece ter influências na redução e no controle do colesterol. O hambúrguer de frango também tem uma quantidade reduzida de gorduras, mas, em contrapartida, é excessivamente rico em proteínas.

É importante ressaltar que todos os tipos de hambúrgueres têm sódio na sua composição. Este mineral em excesso eleva a pressão arterial e pode trazer outros malefícios para a saúde, por isso a moderação é fundamental.

As pessoas que possuem doenças como hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados e gastrite, entre outras doenças, devem ficar atentas ao consumo de produtos industrializados e isso inclui o hambúrguer comprado no supermercado.

 “At the heart of every hamburger is the patty. Most typically people think of a hamburger patty as beef. This is a great place to start. When using ground beef to make hamburger patties, be sure to select the right meat. Lean ground beef like ground sirloin or the 7% fat meat will tend to make dry burgers. Remember, when you grill a burger a lot of the fat will drain off so starting out too lean can make a dry burger. But also remember that the more fat the more the burger will shrink while cooking.”

Pois esta delícia pantagruélica, este sublime e gratificante alimento também foi abruptamente arrancado do meu cardápio, uns por excesso de proteínas e gorduras, outros por conterem demasiadas proteínas. Assim, dele não posso mais fruir, nem sequer das suas excelentes e saborosas alternativas à carne bovina, como é o caso do hambúrguer de frango, de soja, de peito de peru ou até de peixe. Por isso, hoje quando vou ao Ferrara, ali para os lados de Carvalhosa, sinto uma grande nostalgia e nada mais posso fazer do que envolver-me na eterna lembrança daquele delicioso hambúrguer com que me deliciava outrora. Agora, uma simples sanduiche de queijo fresco, alface e cenoura, sem maionese ou ketchup e é tudo.

Adeus, creio que para sempre, meu “ adorado” hambúrguer.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 21:46





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30