Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A CASA DO PURGATÓRIO

Sexta-feira, 09.05.14

Segundo testemunhos de pessoas mais antigas, na Fajã Grande, no início do século XX ainda existiria a chamada Casa do Purgatório. Esta casa, com o objectivo principal de angariar fundos que revertessem em favor das benditas almas do Purgatório, situava-se na Rua Direita, frente à casa do Espírito Santo de Baixo, num edifício que na década de cinquenta era o palheiro do gado e casa de arrumos do Josezinho Fragueiro e que actualmente é o restaurante Costa Ocidental.

A casa destinava-se a recolher milho, batatas e outros produtos agrícolas oferecidos pela população e que se destinavam a sufragar as almas dos seus antepassados falecidos. Depois de recolhidos, os produtos eram vendidos e o dinheiro entregue ao vigário para celebrar missas por todos os defuntos da freguesia. Ali também, muito provavelmente seria recolhido o milho que era oferecido no dia um de Novembro. A crença de que as almas estavam a penar no Purgatório era muito grande, pelo que houve sempre, na freguesia, uma recolha de géneros destinados a sufragar as suas almas. As línguas dos porcos eram leiloadas com a mesma intenção e muitas pessoas faziam promessas que consistiam percorrer todas as casas da freguesia a pedir para as almas, embora, neste caso, muitas donas de casa simplesmente oferecessem um Padre-Nosso e uma Ave-Maria.

A casa do Purgatório, assim como a administração dos bens recolhidos eram administrados por um mordomo o mordomo das almas, cargo que, nas décadas de quarenta e cinquenta, chegou a ser exercido por uma mulher. Ti José Caetano foi mordomo das almas durante muitos anos, no início do século XX. Sucedeu-lhe, Joaquina Fagundes, até ao final da década de cinquenta, altura em que o mordomo foi o Urbano Fagundes e, mais tarde o Teodósio. Durante o mês de Novembro celebrava-se todos os dias uma novena das almas, durante a qual eram rezados responsos por todos mortos da freguesia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 11:02





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog