Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A LENDA DA CIDADE DE ANGRA

Sexta-feira, 07.03.14

Conta uma lenda muito antiga que, certo dia, o Príncipe dos Mares se apaixonou por uma linda princesa. Mas o príncipe vivia triste, desafortunado e infeliz porquanto a sua amada não correspondia à sua grande paixão pois já tinha, no seu coração, um outro príncipe que muito amava.

Então, o Príncipe dos Mares, levado por um enorme ciúme, pensou desistir dos desejos de conquistar a princesa que amava, a fim de acabar com a tristeza e infelicidade em que vivia diariamente. Para isso, chamou ao seu reino uma fada, ordenando-lhe que deveria mudar o rumo dos acontecimentos, isto é, fazer com que a princesa o amasse e o tornasse feliz. A fada tentou, durante algum tempo, exercer a sua influência, porém, nada conseguiu e foi expulsa, com rudeza, pelo desesperado e infeliz príncipe.

Um dia, a princesa e o tal príncipe que ela, realmente, amava, trocaram o primeiro beijo. O sussurro dos dois apaixonados, porém, foi tão forte, tão alto e tão violento que se repercutiu por todos os reinos vizinhos e foi também ouvido pelo Príncipe dos Mares que dormitava, envolto em infortúnio, no seu leito de basalto e areia, e pela fada. Esta, mais lesta do que o vento, atravessou os céus em direcção ao reino do mar, cuidando que assim poderia ajudar o príncipe a vingar-se da princesa que amava e que lhe tinha roubado a felicidade.

Chegou a fada junto do Príncipe dos Mares que se debatia em grandes ondas de ódio e disse-lhe, em voz doce e convincente:

- Príncipe do Mares, chegou a hora da vossa vingança. Aqui estou para fazer o que mandardes.

Ele, cego de ciúme e de raiva, não se apercebeu do despeito que animava a fada e ordenou em tom de ódio:

- Correi, fada, fulminai o príncipe que roubou minha amada. Mas castigai-o só a ele… A ela, não podeis fazer mal algum

A fada concordou e convidou-o a assistir à vingança. Tomou-o pela mão e caminharam os dois em direcção à praia, onde a princesa, com os seus cabelos dourados pelo sol poente, se encontrava, docemente inclinada sobre o príncipe enamorado.

Com a rapidez de um raio, a fada deixou a mão do Príncipe dos Mares e avançou, com um sorriso infernal e fulminante, sobre o par enamorado. O feitiço foi perfeito. De imediato, o príncipe transformou-se num grande monte, coberto de arvoredo, levantando-se com altivez, em frente ao mar. A princesa, ainda reclinada, tornou-se na mais bela cidade do atlântico.

Foi assim que apareceu o "Monte Brasil" e a encantadora cidade de "Angra do Heroísmo", ainda embalada e amada, noite e dia pelo soluçar angustiado do Atlântico, o Príncipe dos Mares, enquanto, ao lado, o Monte Brasil, permanece adormecido para sempre.

 

Fonte: WIKIPÉDIA  - LIVRE

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 17:00





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031