Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A LENDA DE BOIEIRO

Quinta-feira, 27.02.14

Especialmente na primavera, é possível observar, relativamente perto da Ursa Maior, em noites claras e de céu estrelado, uma das mais brilhantes estrelas do firmamento chamada Arcturus, situada no vértice inferior da constelação Boieiro a que o próprio Homero faz referência na Odisseia.

Esta constelação, ao longo das noites, movimenta-se, embora muito lentamente, na abóbada celeste, de este para oeste, dando a ideia de um pastor ou criador de gado a caminhar, conduzindo um rebanho ou uma manada. Essa a razão por que aquela constelação houve jus deste nome – Boieiro.

A origem deste nome prende-se, com uma interessante lenda, contada antigamente, segundo a qual, Boieiro era um jovem muito sensato e com um grande sentido de dedicação e de entrega aos outros, mantendo uma delicada consciência social. Certo dia, descobriu que afinal os habitantes do planeta Terra que ainda viviam um puro e original nomadismo, se encontravam em grandes dificuldades para obter os alimentos necessários à sua sobrevivência, uma vez na procura dos mesmos, tinham que se deslocar de região, o que nem sempre era possível, devido às distâncias, ao caudal dos rios, às tempestades, etc., etc.. Boieiro decidiu, então, apoiá-los, a fim de que se tornassem capazes de se ajudarem uns aos outros, cultivando eles próprios os alimentos com que haviam de sobreviver. Para tal, construiu o primeiro arado, enviando-o para a Terra. Desde então, os homens conseguiram lavrar, semear e cultivar os campos, produzindo o seu próprio alimento, tornando-se auto-suficientes e sem terem necessidade de se deslocarem de uns sítios para outros. Devido a tão grande benefício que Boieiro disponibilizou à humanidade, os deuses decidiram recompensá-lo, dando-lhe a honra de ser colocado, para sempre, no céu, sob a forma de constelação, ao lado do arado que ele próprio enviara para a Terra, ou seja, a Ursa Maior, também conhecida como o Arado, por ter uma forma semelhante a este importante instrumento agrícola.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 10:40





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728