Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A LENDA DE SANTO ANTÓNIO DA ASSOMADA OU DA IMAGEM GUARDADA EM CASA DA SENHORA ESTULANA

Domingo, 17.08.14

Antigamente, na Fajã Grande, na última casa da Assomada que pertencia à Senhora Estulana, existia uma grande imagem de Santo António que, estranhamente, se dizia que estava ali guardada por não poder ou por não ter direito a estar na igreja, onde não só se guardavam mas também se veneravam muitas outras imagens de Cristo, de Maria e de alguns santos, incluindo uma do mesmo santo, mas bem mais pequena.

Segundo uma antiga lenda, a imagem estava ali, porque tendo-lhe sido feita uma promessa por uma jovem em agradecimento por o santo lhe ter arranjado casamento, este, no entanto, não foi tão feliz como a rapariga pretendia. Pelo contrário, pois, segundo a mesma lenda, algum tempo depois do casamento, o marido começou a tratar a jovem esposa muito mal, não lhe dando nem amor nem carinho, batendo-lhe, violentamente, mesmo durante a gravidez ou nos dias que se seguiam ao parto.

Certo dia a mulher deu à luz uma menina que, depois de crescer, cedo se apercebeu dos maus-tratos que o pai dava à mãe. Para resolver tão grave problema e aliviar o grande sofrimento de que a mãe era vítima, resolveu pedir ajuda a Santo António, simbolizado naquela imagem, De nada serviram os seus pedidos e preces, pois o santo não a atendeu e o problema continuou, pois em sua casa, todos os dias, continuavam a haver grandes zaragatas, após as quais o pai voltava a agredir a mãe com grande violência.

Só que notícia de que as fervorosas orações e preces da menina, em ordem a obter a paz e a felicidade entre os pais, não foram atendidas pelo santo, correu célere pela freguesia, ficando aquela imagem de Santo António em muitos maus lençóis, pelo que o povo decidiu que a aquela imagem nunca deveria ser colocada nos altares da igreja paroquial. Essa a razão por que ficou guardada naquela casa durante muitos e muitos anos, até que alguém decidiu, um dia mais tarde, mandar construir uma pequena ermida, no largo de Santo António, no cruzamento dos caminhos entre a Cuada e os Lavadouros, na qual foi colocada a imagem de Santo António da Assomada e onde permanece, pelos vistos, ainda hoje.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 22:47





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31