Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A MORTE INESPERADA DO NESTOR

Segunda-feira, 13.10.14

O Nestor foi o melhor jogador de futebol, de sempre, da Fajã Grande e fez parte da equipa de futebol desta freguesia, que, nos anos trinta, deu início à prática do futebol, na mesma. Nessa altura, os jogos realizam-se num campo situado no Estaleiro, entre o Porto e o Calhau Miúdo, num serrado que ali existia e que, posteriormente, foi dividido por “malhões” dado que pertencia a três donos: ao Laureano Cardoso, ao António Barbeiro e ao Chileno. Foi esta equipa, de que o Nestor era, sem sombra de dúvida, o melhor jogador, que efetuou o primeiro jogo oficial de futebol, na freguesia mais ocidental da Europa, sendo a partida disputada contra uma equipa das Lajes, o “Nacional Sport Club”, tendo-se realizado no dia 24 de Julho de 1939, data em que o campo também foi oficialmente inaugurado. O clube se chamava-se “Fajã Grande Sport Clube”, equipando com camisola azul e calção branco, o qual originaria, mais tarde, o Clube da Fajã Grande, que revê o seu apogeu na década de cinquenta.

Este e alguns outros jogos fez o Nestor, defendendo as cores do team fajãgrandense. Dizia, quem ainda o viu jogar, que era o melhor jogador de sempre da Fajã Grande. Um excelente avançado centro e um grande marcador, A tragédia, no entanto, havia de o atingir, tendo o Nestor falecido bastante novo e a sua morte deveu-se a um, perfeitamente, evitável acidente ligado ao próprio futebol. Durante um jogo, disputado já no campo das Furnas, a bola terá ido parar ao mar. Como só havia uma, o jogo parou e coube ao Nestor ir buscá-la, para o que teve que se atirar à água. Era Inverno e esta estava muito fria e o Nestor muito suado. O contacto com a água gelada ter-lhe-á provocado uma constipação, seguida de uma pneumonia e depois uma tuberculose que lhe foi fatal.

A sua morte e o acidente que a provocou foram uma enorme tragédia para a freguesia, sendo presente na memória de todos, sobretudo porque prematura e inesperada, durante décadas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 09:50





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031