Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A PREFEITURA DE SÃO LUÍS GONZGA

Sábado, 03.05.14

A prefeitura de São Luís Gonzaga, no Seminário de Angra. nas décadas de sessenta, cinquenta e anteriores, vulgarmente designada por “Prefeitura dos Miúdos” ocupava toda a aula transversal do edifício, paredes meias com a Rua do Rego e dividia-se em dois andares. No piso superior tinham lugar duas camaratas, uma enorme e outra minúscula e os lavatórios. A separar as camaratas, uma porta sempre aberta, a seguir à qual, uma escadaria interior, que ligava a camarata pequena a um pequeno átrio, no piso inferior, ao lado do qual ficava o quarto do prefeito. Esse átrio comunicava com uma terceira e última camarata, destinada a uma parte dos alunos do quarto ano, à qual se seguia um enorme salão – o Salão de Estudo. Era também através daquele átrio que se tinha acesso à capela da Natividade, através do coro, que era de uso exclusivo dos “Miúdos” e dos Superiores que, de manhã, vinham ali celebrar missas umas atrás das outras, nos cinco altares que a capela disponibilizava, às quais os alunos, à vez e através da chamada por um toque de campainha, iam ajudar. Todas as janelas, quer as das camaratas quer as do salão de estudo, voltadas para Rua do Rego, estavam pintadas com tinta branca e trancadas de tal maneira que nunca se abriam nem deixavam ver para o exterior. As janelas das camaratas eram tapadas com reposteiros de veludo encarnado e os vãos daí resultantes eram utilizados como guarda-fatos. Como não havia porão e as camaratas eram muito largas os baús e as malas ficavam aos pés da cama de cada um.

No primeiro ano que demandei o Seminário de Angra, o prefeito era o padre Augusto Cabral que havia terminado o Curso de Teologia no ano anterior e o monitor, uma espécie de ajunto do prefeito, o José Alvernaz, que na altura frequentava o oitavo ano.

Afastados do resto do Seminário, não sendo permitido comunicar com os alunos das outras prefeituras, passávamos todo o tempo isolados no nosso espaço, apenas nos deslocando, para o refeitório, para o campo de futebol durante o recreio grande e para as aulas, a maioria localizada no piso inferior da ala oposta, embora geralmente, no terceiro ano, o meu curso frequentasse sala dez, entrincheirada entre a pequena sala de convívio dos Médios (antiga sala nove) e o palco, mesmo ali ao lado da cabra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 10:56





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog