Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A UNIVERSIDADE DOS AÇORES

Quinta-feira, 30.10.14

Fundada em 9 de Janeiro de 1976, a Universidade dos Açores é hoje um motivo de orgulho de todos os açorianos, porquanto tem contribuído para o desenvolvimento, científico, cultural, económico e social do arquipélago. Trata-se duma universidade, com sede na cidade de Ponta Delgada. A sua fundação surgiu, muito naturalmente, na sequência da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal, sendo o seu objetivo primordial dar resposta às múltiplas necessidades de formação de quadros dos Açores, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico.

Hoje em dia, o grau de desenvolvimento que se alcançou nos Açores encontra na ação desenvolvida pela Universidade uma das suas principais fontes de dinamização. As várias áreas de ensino e investigação cultivadas na Universidade ampliaram profundamente o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas.

A mais prestigiada instituição de ensino açoriana de sempre apresenta uma estrutura tripolar, com polos nas cidades de Ponta Delgada (onde se localiza a sede, os principais serviços e a reitoria), de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) e Horta (Ilha do Faial). A sua orgânica assenta numa lógica de departamentos e escolas, que são unidades destinadas à realização continuada do ensino e da investigação. A Universidade integra, ainda, o ensino superior politécnico, que contempla as Escolas Superiores de Enfermagem de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo. Desde a sua fundação, a Universidade já teve cinco reitores, entre os quais o Dr José Enes Pereia Cardoso, um dos mais insignes professores que integrou a equipa formadora do Seminário de Angra nas décadas de cinquenta e sessenta. Atualmente ocupa este cargo o professor Jorge Manuel Rosa de Medeiros

Com a finalidade de prover efetivamente serviços educacionais para a população regional, a Universidade foi estabelecida em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, e na Horta, na Ilha do Faial, estando organizada em dez departamentos e duas escolas superiores para, essencialmente, prover instrução e pesquisa. Enquanto no campus principal, em Ponta Delgada, são ministrados cursos em várias áreas, os outros especializaram-se nos domínios das ciências agrárias e da oceanografia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 09:14





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031