PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
AÇORES - FLORES E CORVO
O arquipélago dos Açores entrou definitivamente na moda com um turismo sustentável que faz inveja a muitos. O CM partilha com os leitores uma seleção de atividades e de cenários idílicos em cada uma das nove ilhas. Neste mesmo artigo vai encontrar novidades e pontos de interesse que não estão nos guias turísticos e segredos das suas gentes que gostam de receber quem é de fora. Apesar destas ilhas se fundirem numa só região e de terem pontos em comum, a verdade é que cada uma destas terras vulcânicas, nascidas em pleno oceano Atlântico, é única no seu jeito de ser, na sua cultura e tradições e até na sua pronúncia. O tempo é instável e por vezes as chuvas interrompem as férias, mas nós garantimos: o mar quente e cristalino, a natureza verde e virgem e as dezenas de cascatas que cintilam nas rochas de São Miguel às Flores fazem com que uma viagem pelas ilhas sejam uma experiência inesquecível.
Flores É difícil ficar indiferente às cascatas das Flores. Por toda a ilha há nascentes a descer pelas encostas que chamam a atenção até do visitante mais distraído. Não é por isso de estranhar que esta ilha concentre a maioria dos percursos de canyoning dos Açores (40 em 100). Se preferir umas férias com menos adrenalina, mas igualmente emocionantes, pode sempre nadar no Poço do Bacalhau e fazer uma caminhada até ao éden... o Poço da Ribeira do Ferreiro, ambos na freguesia da Fajã Grande. A volta à ilha de barco é uma viagem que não pode perder. Grutas, cascatas que caem a pico sobre o mar e dezenas de ilhéus fazem as delícias de pequenos e graúdos. Aproveite para tirar uma foto no ponto mais Ocidental da Europa: o Ilhéu do Monchique (Na Europa continental é o Cabo da Roca). Se não tiver tempo de visitar as sete lagoas da ilha, o melhor é ir direto à lagoa Negra e Comprida que, lado a lado, formam um cenário idílico. O miradouro Craveiro Lopes é dos mais bonitos. A partir daqui vê o verde vale da Fajãzinha. Na Fajã Grande há um moinho de água onde pode assistir à moagem do milho. Se gostar de campismo, pode fazê-lo na Alagoa, na freguesia dos Cedros. Aqui pode nadar junto a vários ilhéus e ainda observar o vizinho Corvo. A mais recente piscina natural das Flores chama-se Salemas. Coloque os óculos de mergulho e prepare-se para isto: peixes de várias cores, búzios e estrelas do mar que forram as pedras de vermelho.
Corvo O maior segredo do Corvo fica dentro de uma cratera de um vulcão extinto. Chama-se Caldeirão, fica no cimo da ilha e dizem os locais que nestes pequenos montes e lagoas estão retratadas as nove ilhas. A mais pequena ilha dos Açores é cada vez mais procurada pelos birdwatchers, tanto que, em outubro, as viagens para lá estão esgotadas. É neste mês que as aves cruzam o Atlântico. O Caneiro dos Meros é um dos lugares de mergulho mais procurados de Portugal. Aqui pode conviver com afáveis peixes que disputam por atenção. Da Ponta Negra vê a vizinha ilha das Flores.
In CM Ao Minuto