Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ANA DA COSTA NUNES

Terça-feira, 06.05.14

A poetisa Ana Adelina Bettencourt da Costa Nunes nasceu na freguesia das Angústias, cidade da Horta, em 29 de Novembro de 1892, tendo falecido na mesma cidade em 6 de Abril de 1977. Foi professora do ensino primário, as suas lições ficaram na memória das várias gerações que ensinou.

Os seus versos nasceram na escola parnasiana em que foi criada. O seu primeiro livro, «Arte Nova», publicado em 1922, com o título Singelos, é antecedido de um prefácio por Osório Goulart, seu professor na Escola Normal. Embora muito tivesse produzido para os jornais, só em 1975, decorrido meio século e por instâncias de padre Júlio da Rosa que prefacia, tornou público o livro de sonetos Ao Longo da Jornada e um ano depois O Meu Livro de Cantigas, onde revela recordações da sua mocidade.

Um jornal faialense caracterizou, assi, a sua poesia: «As suas mimosas produções, por vezes duma compleição varonil, e quase toda subjectiva, cantando o Amor, cujos sonhos viu realizados na companhia do marido, são de estilo leve e fácil e mesmo por isso bastante apreciados». É da sua autoria a letra do hino ao «Fayal Sport Club» que o maestro Francisco Xavier Simaria musicou.

 

Dados retirados do CCA – Cultura Açores

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 18:06





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog