Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AS ANTIGAS FOLGAS EM SÃO CAETANO

Quarta-feira, 02.04.14

As Folgas, realizadas outrora, na freguesia de São Caetano, eram verdadeiros momentos de descanso e de pausas no trabalho, em que as pessoas se juntavam, com o objectivo de conviverem e se divertirem através da realização de balhos. Geralmente realizavam-se ao serão, sobretudo no Inverno e tinham lugar ou em casas particulares, ou numa loja que tivesse alguma dimensão, ou até nas casas de arrumos. Era o dono da casa que convidava os melhores tocadores e cantadores da freguesia, a que se juntavam os familiares e amigos. Eram também, muitas vezes, momentos de encontro para os namorados ou ocasião de descobrir o primeiro amor. Por vezes os que não eram convidados para uma determinada folga, ficavam indignados e juntavam-se numa outra casa, com os mesmos objectivos, o que fazia com que houvesse alguma disputa pela qualidade e apreciação de cada uma das folgas. Destas disputas nasceram, as chamadas folgas guerreadas, situação muito frequente na freguesia, onde cada qual disputava não só a qualidade dos balhos mas também a quantidade de participantes e das bebidas oferecidas.

O balho mais bailado nas folgas era a Chamarrita, em que tinham lugar de destaque os mandadores e os cantadores e em que os instrumentos musicais, vulgarmente, usados eram: viola da terra, violão, violino e bandolim.

A Chamarrita é um dos mais antigos bailes tradicionais do Pico, sendo considerado o mais emblemático do folclore açoriano. Trata-se de um baile mandado, muito primoroso, com um certo grau de dificuldade e que requer um mandador experiente e animado. Em São Caetano, a Chamarrita começava com 3 pernas: o homem tirava ou convidava uma mulher e bailava três pernas com a mesma, na última esta convidava um dos homens presentes os quais aguardavam, ansiosamente, este momento. O mandador iniciava a Chamarrita batendo palmas, dizia “entra”. os pares trocavam posições e iam dançando de acordo com as ordens do mandador: “quebra entranceia”, “bate palmas“, “leva cheia”, “rola”, “troca o par”,  “outra senhora”, “ao meio da casa”, “chamarrita”,fecha a roda”, “salta e torna a fechar”, “torna a saltar e puxa cadeia”,  “vira e foge” ,  “dobra a casaca”,vira o torreão” e, terminava com “olha o pico”.

Para alem da Chamarrita, nas folgas realizadas em São Caetano também se bailava “o fadinho” e, no fim, a “sapateia”,  estasó pelos mais velhos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 18:13





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930