Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AS BATATAS QUE NÃO NASCERAM (DIÁRIO DE TI’ANTONHO)

Quinta-feira, 17.04.14

Meu avô contava que quando era criança, ora aos anos que isto foi, havia aqui na Fajã Grande um homem que não acreditava em Deus, não cumpria as leis da igreja e não respeitava os dias santos. O homem, pelos vistos, não era de cá da nossa freguesia, pois tinha sido abandonado aqui na ilha, por um barco que por aqui passara. Meu avô dizia que, antigamente, muitos barcos deixavam os condenados aqui na ilha das Flores, em vez de os mandar matar.

Ora aconteceu que numa Quinta-feira Santa, depois do meio-dia, o homem quis ir semear batatas. Na Quinta-feira Santa era pecado trabalhar depois do meio-dia. Passaram por ele uns homens que, vendo que ele ia trabalhar naquela tarde santa, lhe disseram:

- Então, hoje é Quinta-feira Santa e tu vais trabalhar?

- Hoje é que me calha. Já tenho a terra lavrada à espera da sementeira… - Respondeu o homem e acrescentou: - Além disso, tanto se me dá que seja Quinta-feira Santa ou não…

Os outros, com bons modos, disseram-lhe:

- Então não podes esperar para sábado, que é dia em que já não é pecado trabalhar?

O homem riu-se deles e retorquiu:

- Sábado eu tenho outros muitos outros trabalhos para fazer. Hoje é que me convém semear as suas batatas. Além disso eu não acredito nessas patranhas. - Zombou o homem e, rindo dos outros que naquela tarde, em sinal de respeito pela morte de Nosso senhor, não trabalhavam, foi semear as batatas.

E na freguesia toda a gente criticou a atitude daquele homem ímpio, incrédulo e não temente a Deus.

Passaram-se dias e semanas e as batatas do homem não nasciam. As pessoas passavam por ali admiradas. Contava meu avô que aquelas batatas nunca nasceram porque foram semeadas num dia em que não de via trabalhar por ser um dia santo. E as pessoas acharam que isso foi por castigo de o homem ir trabalhar na tarde de Quinta-feira Santa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 16:03





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930