Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AS FREGUESIAS DOS AÇORES

Terça-feira, 17.02.15

Nos Açores existem 19 concelhos, com um total de 155 freguesias. São as seguintes as freguesias açorianas, ordenadas por ilha e concelho. Assim, em Santa Maria existe apenas um concelho, Vila do Porto 5 freguesia: Almagreira, Santa Bárbara, Santo Espírito, São Pedro e Vila do Porto. São Miguel, para além de maior é a ilha mais povoada e com maior número de freguesias. São seis os concelhos micaelenses: Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. O concelho da Lagoa tem cinco freguesias: Água de Pau, Cabouco, Rosário, Ribeira Chã e Santa Cruz, o de Nordeste, nove: Achada, Achadinha, Algarvia, Lomba da Fazenda, Nordeste e Lomba da Pedreira, Salga, Santana, Santo António de Nordestinho e São Pedro de Nordestinho, e o de Ponta Delgada o maior concelho açoriano, vinte e quatro: Ajuda da Bretanha, Pilar, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima. Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades. O concelho da Povoação tem cinco freguesias: Água Retorta, Faial da Terra, Furnas, Remédios, Povoação e Ribeira Quente, o da Ribeira Grande tem catorze: Calhetas, Conceição, Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, Lomba de São Pedro, Maia, Matriz da Ribeira Grande, Pico da Pedra, Porto Formoso, Rabo de Peixe, Ribeira Seca, Ribeirinha, Santa Bárbara e São Brás, o de Vila Franca seis e que são: Água de Alto, Ponta Garça, Ribeira das Tainhas, Ribeira Seca, São Miguel e São Pedro.

Na ilha Terceira existem dois concelhos: Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. O concelho de Angra tem dezanove freguesias: Altares, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Feteira, Conceição, Porto Judeu, Posto Santo, Raminho, Ribeirinha, Santa Bárbara, Santa Luzia de Angra, São Bartolomeu dos Regatos, São Bento, São Mateus da Calheta São Pedro, Sé, Serreta, Terra Chã e São Sebastião. Por sua vez o concelho da Praia abrange onze freguesias: Agualva, Biscoitos, Cabo da Praia, Fomnte do Bastardo, Fontinhas, Lajes, Porto Martins, Santa Cruz, Quatro Ribeiras, São Brás e Vila Nova. Na Graciosa há apenas o concelho de Santa Cruz constituído pelas quatro freguesias da ilha: Guadalupe, Luz, São Mateus da Praia e Santa Cruz. São Jorge esta divido em dois concelhos e o Pico em três. Em São Jorge o concelho da Calheta tem cinco freguesias: Calheta, Norte Pequeno, Ribeira Seca, Santo Antão e Topo enquanto o das Velas tem seis: Manadas, Norte Grande, Rosais, Santo Amaro, Urzelina e Velas. No Pico, o concelho das Lajes é constituído por seis freguesias: Calheta de Nesquim, Lajes do Pico, Piedade, Ribeiras, Ribeirinha e São João, o da Madalena também por seis: Bandeiras, Candelária, Criação Velha, Madalena, São Caetano e São Mateus, e o de São Roque por cinco: Prainha, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo António e São Roque. Ainda no que ao grupo central diz respeito, o Faial constitui apenas um concelho o da Horta que abrange treze freguesias: Angústias, Capelo, Castelo Branco, Cedros Conceição, Feteira, Flamengos, Matriz da Horta, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife, Praia do Norte, Ribeirinha e Salão.

A ilha das Flores, uma das menos povoadas dos Açores, divide-se em dois concelhos: Lajes e Santa Cruz. O concelho das Lajes tem sete freguesias: Fajã Grande, Fajãzinha, Fazenda, Lajedo, Lajes das Flores, Lomba e Mosteiro, enquanto o de Santa Cruz tem apena quatro: Caveira, Cedros, Ponta Delgada e Santa Cruz. A ilha do Corvo é constituída apenas pelo concelho de Vila Nova do Corvo, não tendo nenhuma freguesia, caso único no país.

Dos 19 concelhos em que se dividem as nove ilhas do arquipélago 12 (Vila do Porto, Lagoa, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Lajes do Pico, São Roque do Pico, Horta, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores) têm freguesias com menos de 500 habitantes., sendo a mais pequena de todas o Mosteiro das Flores, com apenas 43 habitantes. Por sua vez, o concelho das Lages das Flores é o que tem maior número de freguesias com menor população. Para além do Mosteiro, a Fajãzinha tem apenas 76 habitantes, o Lajedo 93, a Fajã Grande 202, a Lomba 206 e a Fazenda 257. Na mesma ilha, no concelho vizinho de Santa Cruz das Flores, mais três freguesias não ultrapassam os 500 habitantes: a Caveira com apenas 77, os Cedros com 128 e Ponta Delgada 359. O Nordeste, na Ilha de S. Miguel, é o segundo concelho com mais freguesias de idêntica dimensão. A Achada com 436 habitantes, a Salga com 488, Santana com 475, a Algarvia com 290 e Santo António de Nordestino com 273. No concelho da Povoação a freguesia de Água Retorta tem 489 habitantes e o Faial da Terra 359. No concelho Ribeira Grande a Lomba de S. Pedro tem 284 moradores e no da Lagoa a freguesia mais pequena e a Ribeira Chã com 396.

Algo de semelhante acontece na Ilha do Pico. No concelho das Lajes a Calheta de Nesquim tem 343 habitantes, a Ribeirinha 374 e São João 423. Em São Roque Santa Luzia tem 422 habitantes e Santo Amaro 288. Na Horta, Ilha do Faial, a freguesia do Capelo tem 486, Praia do Norte 250, Ribeirinha 427, e o Salão 401., não atingem os 500 habitantes. Em Santa Maria a freguesia de Santa Bárbara tem apenas 405 pessoas.

Segundo o Censos 2011, 40 freguesias açorianas têm 500 e os mil habitantes., enquanto 43 têm ente mil e mil e quinhentos. Com mais de dois mil e menos de cinco mil habitantes contam-se, na Região Autónoma dos Açores 39 freguesias. Em todo o arquipélago apenas duas freguesias ultrapassam os 10 mil habitantes: Vila Franca do Campo com 11229, em S. Miguel e Praia da Vitória, na Terceira com 21035.

 

NB – Dados retirados dos sites Açores e ANAFRE

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:31





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728