PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
BISPO E PRESIDENTE DE JUNTA
D. Manuel Afonso de Carvalho foi o 36.º bispo de Angra, governando a diocese entre 1957 e 1978. Natural da freguesia de Subportela, no concelho de Viana do Castelo, o prelado para ali se deslocava, com alguma regularidade, durante os meses de Verão, entregando o governo da diocese ao Vigário Geral ou a outro sacerdote, geralmente um membro do cabido, de reconhecida competência.
Num Verão da década de sessenta, por alturas em que Sua Excelência, se encontrava, mais uma vez, de férias, em Subportela, um sacerdote, a paroquiar nos Açores, foi acometido de doença grave que o forçou a deslocar-se ao Porto, para consulta médica e posterior tratamento, sem, no entanto, ter possibilidades de pedir a respectiva autorização para se ausentar da diocese, como mandavam as normas canónicas.
Como permanecesse na cidade invicta durante mais tempo que o previsto e sabendo que o Prelado se encontrava em Subportela, decidiu por deslocar-se aquela aldeia minhota, a fim de justificar e legalizar a sua saída da diocese.
Ao chegar à freguesia, como desconhecesse a morada da familiar do bispo, onde este se encontrava hospedado, tentou informar-se, junto do primeiro transeunte que encontrou, perguntando-lhe onde era a casa da família Afonso Carvalho.
O transeunte indagou com serenidade:
- Do Presidente da Junta?
Ao que sacerdote retorquiu:
Olhe, na minha terra ele é bispo. Se ele aqui é Presidente da Junta, isso já não sei...