PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
BLOGUES VERSUS LIVROS
Ontem, dia 23 de Abril, celebrou-se o dia nacional do livro. Como é óbvio, por toda a parte fez-se o apanágio do livro e da leitura, encenaram variadíssimas celebrações e propuseram estratégias dinâmicas a apelativas à leitura com suporte no papel. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Na verdade o livro pode ser e foi durante muitos anos uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos, quando Gutemberg inventou a prensa móvel que lhe permitiu imprimir o primeiro livro, a Bíblia. A partir de então, começaram a surgir diversíssimos livros maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Simultaneamente o número de leitores crescia de forma galopante
Com o surgimento da Internet a leitura terá decrescido. Na verdade, hoje, sobretudo para os jovens existem alternativas mais motivadoras para a leitura. Incluindo de obras literárias. Outra alternativa são os blogues que proliferam em enormíssima quantidade.
No último ano, o blogue que criei e no qual publico textos quase diariamente teve uma média diária de visualizações e, consequentemente de leituras, de 40, nos últimos seis meses de 45, nos últimos dois meses de 60 e nos últimos trinta dias de 83. Ontem esse número desceu para a média dos últimos seis meses, 45.
Não creio que nenhum livro que escrevesse, por melhor que fosse, tivesse um número de leitores próximo destes valores. É verdade que algumas das visualizações não serão sinónimos de leitura, pelo que os reduziria, exageradamente, em 50%. Mesmo assim ficaria com um número de leitores diários que fariam inveja a qualquer livro editado em papel.
Como ontem disse alguém, é provável que num futuro não muito distante, o livro seja uma autêntica peça de museu.
PS - Ontem, ou seja no dia em que foi postado este texto, o número de visitantes do Pico da Vigia 2 foi de 77! Uau!