Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CRUDIVORISMO

Domingo, 11.05.14

O crudivorismo é uma dieta moderna, em que os alimentos são consumidos crus. Embora, habitualmente, os seus adeptos e consumidores, sigam uma dieta vegetariana estrita, o crudivorismo permite, no entanto, a inclusão de alguns produtos de origem animal, como o mel e o leite e até o peixe. Mas o que caracteriza verdadeiramente o crudivorismo e que o distingue de outras dietas é que nada pode ser preparado ao fogo, quer cozido, quer assado quer grelhado ou gratinado, por defender o postulado de que qualquer tipo de colocação dos alimentos no lume lhe provoca a perda de nutrientes. Isto, no entanto, não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que não causam perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos.

A alimentação crudívora, também chamada de "alimentação viva" ou "comida viva", é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, fruta fresca ou seca (desidratada), vegetais, sementes, grãos germinados como o germe de trigo e algas, isto porque, ainda, consideram os seus defensores de que os alimentos crus são ricos em enzimas, indispensáveis na alimentação das células humanas, por isso, se considera esta alimentação enzimática. Consideram também os crudivoristas que a falta de enzimas na comida cozida é ainda uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento e morte precoce e ainda a causa subjacente de muitas doenças.

Há, no entanto, metrólogos que consideram que estas teorias não têm fundamento, porquanto não existe nenhuma comprovação de que as enzimas dos alimentos ajudem na digestão e, além disso, cuidam que também não há uma alteração significativa na quantidade de fibras nem de vitaminas, Outros vão mais longe, afirmando que muitos alimentos podem ser contaminados por vírus, fungos ou bactérias se não forem refrigerados na temperatura correta.

 

Dados retirados da Wikipédia

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 16:31





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog