Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CULTURA AÇORIANA

Terça-feira, 13.05.14

“Fui aluno do Seminário de Angra desde Outubro de 1950 até Junho de 1962. Fiz parte do grupo que se matriculou no ano de 1950, constituído por vinte e oito jovens, oriundos de todas as ilhas. Era o mais velho. Nem todos chegaram ao fim do curso. Apenas onze se ordenaram a 3 de Junho de 1962. Fui um deles. Logo na abertura das aulas do ano lectivo de 1950, pelos horários afixados, fiquei a saber que teria as seguintes disciplinas: Religião, Português, Latim, Francês, Geografia, Matemática, Ciências, Música e Educação Física.

(…) O ambiente musical que se vivia no Seminário em 1950 era, pois, o reflexo de uma tradição forte nas ilhas açorianas. Consequências, talvez, dos apelos do Motu Próprio do Papa Pio X, e também da necessidade de ir ao encontro das pessoas que viviam em quase isolamento total. Os padres deveriam saber música para poderem ensinar e exercer condignamente as funções litúrgicas da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, contribuir para o seu desenvolvimento cultural. E continuou a ser assim.

(…) No meu primeiro ano lectivo - 1950-1951 - assisti na minha cadeira, ao fundo do salão, ao concerto do Orfeão do Seminário, na festa de São Tomás de Aquino. Aí ouvi, pela primeira vez, as primeiras palavras do hino do Seminário "Se há grandeza, no mundo, é aquela..." O Seminário respirava música por todo o lado. Que me contagiou. A partir do primeiro ano esteve sempre presente. Nessa mística me integrei. Desde as primeiras noções do solfejo entoado, à teoria musical e História da Música, e às práticas musicais curriculares e ocasionais. E depois, pela vida fora, até hoje.

(…) Com efeito, a sociedade açoriana, muito deve ao Seminário de Angra, que formou e ajudou a formar centenas de jovens de todas as ilhas. Uma boa parte da cultura musical açoriana que chegou até aos nossos dias tem a sua origem no Seminário de Angra do Heroísmo.”

 

Emílio Porto

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 09:44





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog