Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ENTREGA E DEDICAÇÃO

Domingo, 29.06.14

O José Manuel Carvalho nasceu a 8 de Julho de 1948, na freguesia de Ginetes, concelho de Ponta Delgada, residindo, actualmente, nesta cidade. Após completar o Curso de Teologia no Seminário de Angra, em 1972, começou a trabalhar na Secção de Despachantes na Alfândega de Ponta Delgada, no âmbito de uma iniciativa, que na altura ficou conhecida como “ estágio vocacional” e que, fundamentalmente, consistia em proporcionar ao jovem finalista de Teologia um tirocínio que, simultaneamente, lhe facultasse o amadurecimento vocacional e uma aproximação ao mundo do trabalho e das realidades quotidianas. Pertenceu ao primeiro grupo de jovens que levou a efeito essa experiência, mantendo-se ligado ao Seminário por cerca de ano e meio, com acompanhamento, em Ponta Delgada, pelo Olegário e pelo Cassiano, sendo o coordenador, no Seminário de Angra o Dr. Manuel António Pimentel.

Anos mais tarde, licenciou-se em Ciências Religiosas pela Universidade Católica, fazendo também um curso de Conselheiros de Orientação Profissional, resultante de uma parceria entre a Universidade de Évora e o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Iniciou a sua carreira profissional como professor no Liceu Roberto Ivens e na Escola Secundária da Ribeira Grande, sendo mais tarde conselheiro de Orientação Profissional do Centro de Emprego de Ponta Delgada e responsável pelos programas de estágio Profissional no Estrangeiro EURODISSEIA da Assembleia das Regiões da Europa e LEONARDO DA VINCI da Comunidade Europeia. Trabalhou também nos Serviços de Emigração da Secretaria Regional do Assuntos Sociais e foi co-fundador da Delegação de Emigração de Ponta Delgada - actual Direcção Regional das Comunidades. Foi também co-fundador do Grupo Recreativo Juvenil dos Ginetes, do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira e da Associação Alzheimer-Açores. Fez parte da Comissão Diocesana Justiça e Paz no biénio 2010-2012.

O José Manuel chegou ao Encontro ávido de recordar memórias, esbanjando uma singela simplicidade misturada com uma nobreza de carácter e uma autenticidade sincera e verdadeira. Como muitos outros, excedia uns quilitos a mais do que o José Manuel dos anos sessenta, mas a todos cativou quer com a sua simpatia quer com as suas sábias e oportunas palavras, por vezes aureoladas de um fino humor. Um homem sensato, a revelar uma ternura e uma bondade extremosas, pautando a sua presença por um por sóbrio testemunho de simplicidade, de carinho e de amizade para com todos. Presente em todas as actividades, participou em todos os eventos com interesse desmedido, com uma sobriedade exemplar e com uma presença enriquecedora. Como se isso não bastasse ainda se deu ao luxo de celebrar o seu aniversário natalício no último dia do encontro, tendo jus a que, no jantar de despedida, lhe cantássemos os “Parabéns a Você”. Por tudo isto foi mais um dos “Senhores” do Encontro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 22:56





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930