Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



EQUIVOCADO PROGNÓSTICO

Segunda-feira, 01.06.15

Afinal, no Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão ou 1ª Liga, 2014/15, que agora terminou, nada ou quase tudo não estava decidido, nem muito menos clarificado.

Na verdade, era difícil preconizar e impunha-se ser-se mais do que profeta para definir uma mais que evidente profecia ou elaborar um antecipado e previsível prognóstico. O Porto não foi o previsível campeão nacional, não vencendo o 81º campeonato, muito menos com uma distância do segundo classificado superior a dez pontos. E este segundo não era o Benfica. Inverteram as prognosticadas posições: o segundo foi o Porto e o campeão o Benfica com 3 pontos de avanço e que afinal são quatro.

Nem houve grande indecisão na da conquista do terceiro lugar, onde andaram apenas Sporting e Braga, já que o Estoril, previsivelmente encastoado neste trio, ficou muito longe disto, em 12º lugar. Imagine-se a grandeza de erro do prognóstico. No entanto, o considerado mais provável aconteceu, sendo que o 3º lugar foi conquistado pelo Sporting. O Braga ficou no lugar seguinte, garantindo o acesso à liga Europa, sendo ele um dos finalistas da Taça de Portugal e dado que o Porto nada teve a ver com esta final. Cedo foi eliminado pelo Sporting que afinal foi o outro finalista da Taça, acabando por vencê-la. Mas a luta pela Europa não foi fácil, nem simples, pois nela não entrou o Nacional, nem muito menos o Marítimo. Intrometeu-se sim o Belenenses e pra ela foi apurado. Académica, Setúbal, Rio Ave, Paços, decerto que se livraram, embora não a tempo, da despromoção, mas o Gil Vicente não, pelo que da queda não se livrou e de cuja fuga lutaram, arduamente e até ao fim do campeonato, Boavista, Penafiel, Moreirense e Arouca. Desceram Gil Vicente e Penafiel.

Assim a classificação final andou longe da seguinte e que foi prognosticada: 1º Porto, 2º Benfica, 3º, 4º e 5º Sporting, Braga e Estoril, 6º, 7º, 8º Guimarães, Nacional e Marítimo, do 9º ao 13º lugar, classificar-se-ão Académica, Setúbal, Rio Ave, Paços e Gil Vicente, enquanto nos últimos lugares ficarão: Boavista, Belenenses, Penafiel, Moreirense e Arouca. Este prognóstico substitui-se por esta certeza factual: 1º Benfica; 2º Porto, 3º Sporting, 4º Braga, 5º Guimarães; 6º Belenenses; 7º Nacional; 8º Paços de Ferreira, 9º Marítimo; 10º Rio Ave; 11º Moreirense; 12º Estoril; 13º Boavista; 14ªAcadémica; 15º Setúbal; 16º Arouca; 17º Gil Vicente; 18º Penafiel.

A taça da Liga foi a única previsão certa, uma vez que, como se previra foi conquistada, pelo Benfica, mas não como prémio de consolação, como anexo ao bicampeonato. Erro sim quanto ao finalista vencido, o Marítimo e não Sporting ou Porto.

A taça de Portugal não foi prognosticada. Venceu-a o Sporting, frente ao Braga, num jogo em que quase até ao fim esteve a perder por dois a zero. No fim empatou e venceu nas penalidades.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930