PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
FESTA DE FIJAMA
Conta-se que antigamente, numa determinada floresta viviam muitos animais. Todos se reconheciam e relacionavam muito bem. Alguns até eram amigos íntimos.
Certo dia o rinoceronte decidiu dar uma festa para a qual convidou todos os animais, incluindo a zebra, de quem era muito amigo. Todos responderam e aceitaram o convite, preparando-se da melhor forma e escolhendo as melhores roupas para o festim. Todos menos a zebra que ou por capricho ou para assediar o rinoceronte aproximou-se dele e perguntou-lhe:
- Posso ir de pijama?
- Claro que podes – retorquiu o rinoceronte e acrescentou – Vem como quiseres.
E a zebra veio mesmo em pijama e assim participou alegremente na festa. Sentou-se à mesa, comeu, descansou, saboreou o sol, aspergiu sorrisos e alegrou-se por estar na presença do rinoceronte que não cabia em si de contentamento.
Consta que foi a partir desse dia que por toda a parte e sobretudo nas escolas, todos os anos há um dia em que se faz a festa do pijama. Imitando a zebra, nesse dia, todas as crianças deslocam-se para a escola simplesmente vestidas de pijama. Também por isso que se pensa, por vezes, qua afinal a zebra com as suas riscas pretas e brancas não é mais do que um burro vestido de pijama.