PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
FIEL À COOPERATIVA
Sentados à mesa, tendo como cardápio pão de milho e queijo, Amélia advertia o pai:
- Está vendo pai? É preciso por cobro nisto. A Maria Fangueiro inventa muita coisa, mas esta da ovelha fugir para cima dos morangueiros…
- Tenho que falar com ele. É melhor a ovelha passar a andar amarrada.
- Ó pai, não adianta nada! – Esclareceu o Alípio. - Ele é um caganita! Não a aguenta um gato preso pelo rabo, muito menos uma ovelha forte como a nossa.
A Amélia, depois de recriminar o Justino por não deixar o maior pedaço de queijo para o pai, prosseguiu as queixas:
- Pai! Olhe que não há mais queijo. Logo à noite posso tirar dois ou três litros do que vai para a Máquina para fazer um queijo?
- Este mês já se tem tirado muito… Mas olha, como já estão há três meses sem pagar, o melhor é ficar com ele em casa para bebermos e fazer queijo.
E o Justino, de imediato:
- O melhor era deixar a Cooperativa e mudarmos para a Máquina de Cima. O Martins & Rebelo paga todos os meses e paga mais cinco centavos por litro do que a Máquina de Baixo. Muitos já se passaram para a de Cima
- Isso é que nunca! – Contrariou o pai. - Sempre estive na Cooperativa e dela nunca vou sair. O Martins & Rebelo o que quer é destruir a Cooperativa. Paga mais agora e depois quando a Cooperativa acabar e cair na desgraça vai pagar o leite ao preço que quiser. Os que mudam estão a vender-se, estão a destruir a Cooperativa por cinco ou dez centavos. E o trabalho e sacrifício que foi para a criar!... Eu fui um dos fundadores e de lá nunca vou sair. Para esse ladrão do Martins & Rebelo é que nunca vou. Prefiro dar o leite inteiro aos bezerros e ao porco.
Na sua inocência, Amélia a quem incumbia gerir o pouco dinheiro que havia em casa, na compra do café, do petróleo, do sabão e pouco mais, bem aconselhava o pai:
- Pai! Não diga isso! Sei que não gosta do Martins e Rebelo. Mas…É melhor então fazer queijos e até podemos vender alguns.
Ele, porém, permanecia fiel à Cooperativa que ajudara a fundar.