Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



FILOSOFIA E DEDICAÇÃO

Terça-feira, 14.10.14

O Cipriano Franco nasceu a 13 de Novembro de 1945 na freguesia de São Pedro do Nordestinho, concelho do Nordeste, Ilha de São Miguel e reside, actualmente, em Ponta Delgada. Em 1957 entrou no Seminário de Ponta Delgada, continuando os seus estudos no de Angra, até completar o Curso de Teologia, em 1969, altura em que foi ordenado presbítero. Ao longo do seu percurso no Seminário revelou-se um aluno educado, cumpridor, muito estudioso e dotado de uma inteligência extraordinária, embora a sua humildade o arredasse de protagonismos fantasiosos e exagerados.

Após a ordenação foi colocado como coadjutor na paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória, sendo transferido, anos depois, primeiro para a Salga e, mais tarde, para a Fazenda de Nordeste. Paralelamente, leccionou Língua Portuguesa em escolas do Ensino Oficial. Mais tarde, licenciou-se em Filosofia pela Universidade dos Açores e, em 1996, partiu para Roma, doutorando-se, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao regressar aos Açores, dedicou-se novamente ao ensino, como professor de História da Filosofia, de Estética e Teologia no Seminário de Angra, onde foi, simultaneamente, Director Espiritual, leccionando, também, História da Filosofia Medieval, no polo angrense, da Universidade dos Açores. Actualmente é Vigário Episcopal da ilha de S. Miguel e coadjutor na paróquia de S. Pedro de Ponta Delgada, cargos, por ele, já exercidos, anteriormente. É o actual presidente do Instituto de Cultura Católica e a ele se deve o facto de a Universidade Católica se ter disponibilizado a se estender, durante algum tempo, à ilha de São Miguel, permitindo a licenciatura em Ciências Religiosas, habilitando, assim, vários leigos e padres para a leccionação da disciplina de E. M. R. C.

Sacerdote, extremamente dedicado, o Cipriano chegou ao Encontro e a Angra revestido duma juventude, duma jovialidade, duma boa disposição e de um espírito de convívio e camaradagem invejáveis. Senhor dum notável acervo de sobriedade e dignidade nos momentos de maior solenidade ou nos encontros destinados à partilha de testemunhos e de reflexão, extravasava uma estravagância alegre e um envolvimento prazenteiro nas horas de convívio e de lazer, que ornamentava com sonoras e sentidas gargalhadas. Passeou, saltou, conversou, recordou, cantou e juntou-se a nós em tudo, com uma vontade sincera e uma satisfação verdadeira. Foi, sobretudo, num dos momentos mais solenes e emotivos do Encontro - a celebração da Eucaristia lembrando os professores e alunos falecidos a que o Cipriano presidiu - que revelou uma inequívoca dignidade, uma solene e profunda simplicidade. Por tudo isso tornou-se mais um dos “Senhores” do Encontro dos Antigos Alunos do Seminário de Angra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 22:12





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031