Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ILUSTRE DESCONHECIDO

Sexta-feira, 20.06.14

Chegou ao Encontro e muitos não o conheciam ou dele mal se lembravam, pois terá frequentado apenas o Seminário Colégio de Ponta Delgada, em finais da década de sessenta e início da seguinte. No entanto e logo no início procurou inteirar-se de tudo e aproximar-se de todos, com uma delicadeza de modos e uma simplicidade de maneiras, imiscuindo-se, com interesse e dedicação no desenrolar de todos os acontecimentos, actividades, conversas e brincadeiras. Lembrava-se de mim nos tempos em que eu vivera no Pico, porquanto é natural da vila da Madalena, ilha do Pico, onde cresceu e estudou, até entrar para o Seminário Colégio e por isso, procurou-me, mantendo, ao longo de todo o Encontro, um agradável convívio. Assim o fez com outros participantes que ele conhecia e até com os que desconhecia. E em breve, o Faria estava tão imerso, tão embrenhado, tão activo e tão participante no Encontro, como se fosse um dos “clássicos”.

Após a quebra da barreira do gelo inicial, empenhou-se em tudo, acompanhando-nos nos passeios, sentando-se ao nosso lado durante as refeições, vivendo as emoções dos reencontros, acompanhando os momentos de reflexão, cantando na recreação do sarau-músico literário, homenageando a memória de professores e alunos, participando na Eucaristia em memória dos falecidos.

Embora residindo na Terceira, lá ao longe a memória do Pico e da Madalena, permanece bem viva e as visitas, à ilha montanha, onde tem raízes, são frequentes.

Afinal não estávamos tão distantes, nem tão separados como eu cuidara inicialmente. Um irmão, ainda a residir na Madalena, fora meu aluno, no Externato daquela vila picoense, no início da década de setenta. Por isso mesmo, à Madalena, em breve, haviam de chegar, pela voz e pelo testemunho do Alberto Faria, os mais belos e sublimes elogios ao nosso Encontro, do qual ele, afinal, também foi um dos “Senhores”. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 17:44





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930