Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



JUNCALINHOS

Sábado, 04.04.15

Juncalinhos era o nome de um lugar da freguesia da Fajã Grande. Situava-se no mato, na zona do Curral das Ovelhas e do Rochão, mas à beira da rocha, por cima da Rocha dos Paus Brancos. Era um lugar muito pequeno, cujo espaço era apenas ocupado por algumas relvas, onde era lançado gado alfeiro. A grande distância a que ficava do povoado impedia que se colocassem lá vacas leiteiras, uma vez que exigiam uma deslocação diária aquele local para, no mínimo, se proceder a uma ordenha diária.

O seu nome terá, naturalmente, a origem na palavra juncal, ou seja um terreno, geralmente húmido, onde crescem juncos. O uso do diminutivo depreende-se, muito provavelmente, do facto de os juncos que por ali cresciam serem de reduzido tamanho.

O junco, na verdade, pertence a um grupo de plantas que crescem, em geral, nos alagadiços. Aquele lugar, à beira da rocha, era muito húmido. Em toda aquela zona crescia o junco, havendo, inclusivamente, mais além, um lugar chamado Rochão do Junco. Aliás exista muito junco na Fajã Grande. Era utilizado, sobretudo, para cama do gado e para brincadeiras das crianças O junco possui um caule cilíndrico, com três fileiras de folhas, e as suas flores, quase minúsculas, são esverdeadas ou castanhas. A pequena vagem que produz, como fruto, contém muitas sementes escuras, que parecem poeira. O junco tem cor verde-escura e flexível, que cresce com frequência e facilidade nas bermas dos caminhos e nas relvas húmidas. Os juncos, antigamente, também eram utilizados para fazer cestas, esteiras e assentos de cadeira.

Em virtude da sua pequenez, das alterações de vegetação que deve ter sofrido e do inacessível acesso, o lugar dos Juncalinhos, muito provavelmente terá desaparecido do mapa fajãgrandense.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 09:48





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930