Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



LENDA DE LISBOA NOVA

Sexta-feira, 25.04.14

Conta uma antiga lenda que há muitos, muitos anos vivia na freguesia da Fajãzinha um rapaz muito destemido e trabalhador. Todos os dias ajudava os pais, ora cavando e sachando os campos onde florescia o trigo, ora ceifando erva e fetos para o gado, ora acartando lenha para a mãe acender o lume, cozinhar os alimentos ou para aquecer o forno para cozer bolo e pão.

Ora um certo dia, em que o rapaz foi buscar um feixe queirós ao mato para a mãe acender o lume, ao descer a ladeira dos Bredos, enquanto assobiava, distraidamente, olhou para o mar e viu uma ilha, com uma cidade muito grande e bonita, como ele imaginava que seria a cidade de Lisboa. Desviou os olhos por um momento e, ao voltar a olhar na mesma direcção, já não viu nada. Ficou tão espantado que passou o caminho o mais depressa que pôde e quando chegou cá baixo, junto do povoado, ofegante, só conseguia dizer:

 - Eu vi Lisboa Nova! Eu vi Lisboa Nova ali por baixo do Portal, no mar.
Mas isso, afinal, não era novidade para as pessoas mais velhas da freguesia que muitas vezes já tinham visto a ilha encantada no mar, onde diziam que vivia el-rei D. Sebastião. Disseram-lhe então que ela costumava aparecer sempre, quando a noite de Natal calhava numa sexta-feira, e que se alguém fosse lá nessa noite a ilha ficaria desencantada para sempre.

O rapaz sonhou o resto de toda a sua vida em desencantar a ilha, numa linda Noite de Natal, mas nunca o conseguiu e por isso ainda hoje o povo, não só o da Fajãzinha mas até o da Fajã, acredita que existe, a Lisboa Nova, encantada no mar, por fora do Portal, na freguesia da Fajãzinha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 22:43





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930