Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Nº 21 MARIA

Quinta-feira, 12.03.15

“Aos sete dias do mes de Julho do anno de mil oitocentos e sessenta e um, pelas oito horas da manhã, na egreja Parochial de Nossa Senhora dos Remédios, freguesia da Fajansinha, concelho da vila das Lajens, distrito eclesiástico da Horta, Diocese de Angra, eu presbítero José Maria Henriques Álvares, vigário da mesma freguesia, baptisei solenemente um indivíduo do sexo feminino quem dei o nome de Maria, e que nasceu ás seis horas da tarde do dia dois do dito mês e anno filho natural primeiro do nome de Francisco Lourenço Mancebo, trabalhador e de Maria dos Santos, parochianos desta freguesia e moradores no logar da Fajamgrande, neta paterna de Manuel Joaquim Fagundes e de Clara de Jesus e materna de José António Camarão e de Maria dos Santos. Foi padrinho António Pereira solteiro trabalhador e morador na Fajamgrande os quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado o presente assento de baptismo que depois de ser lido e conferido perante o padrinho, comigo o assigna de cruz  por não saber assignar. Era ut supra.

(Seguem-se 3 assinaturas em forma de cruz)

O Vigário José Maria Henriques Álvares”.

Este é o registo de batismo da última criança nascida na Fajã Grande e batizada na igreja da Fajãzinha por aquela ainda não ser paróquia. A partir de então os registos começaram a ser feitos no cartório da igreja paroquial da Fajã Grande. Há no entanto uma criança da Ponta que depois desta data, ainda se batizou na igreja paroquial da Fajãzinha.

Acrescente-se que das 21 crianças batizadas na igreja da Fajãzinha naquele ano, até esta data, 9 nasceram na Fajãzinha, enquanto das outras 12, 9 nasceram na Fajã e 3 na Ponta, o que só por si parece justificar a criação da nova paróquia, que abrangia os lugares da Fajã, Ponta e Cuada. Esta criança 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 10:49





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031