PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
NOMES SOLTOS
Guilherme da Silveira é o povoador mais antigo povoador da ilha das Flores cujo nome se conhece. Não consta que lá tivesse deixado descendentes quando abandonou a ilha, para se fixar em São Jorge.
Gonçalo Anes de Sousa foi, segundo uma tradição, novo povoador das Flores logo a s seguir a Guilherme da Silveira. Consta que chegou à ilha em 1945 e trouxe consigo 30 casais. Sabe-se que era natural de Évora, tendo casado na ilha Terceira, com Beatriz de Sousa, filha de João Vaz Corte Real. Ao fixar-se na ilha das Flores, que cerca de dez anos antes fora abandonada por Guilherme da Silveira, tornou-se o primeiro dono e senhor da ilha.
Uma filha de Gonçalo Anes de Sousa, chamada Violante de Sousa, casou com Pedro da Fonseca, escrivão da Chancelaria de D. João III, que, por ter comprado o Corvo a Antão Vaz, foi, mais tarde o segundo senhor das Flores e primeiro do Corvo.
Um filho deste casal, chamado Gonçalo de Sousa da Fonseca, foi o terceiro ou quarto senhor da ilha, com o título de capitão, que casou com D. Beatriz de Távora.
O senhorio das Flores também terá pertencido à família Teles.
Gomes Dias Rodovalho, casado com Beatriz Lourenço Fagundes, também foi senhor das Flores, constituindo o primeiro casal a fixar residência no local onde hoje é a freguesia da Fajã Grande.
Diogo Pimentel, de origem nobre como os anteriores, que casou com Catarina Antunes, filha do dito Antão Vaz, assim como os irmãos Rodrigo Anes e Álvaro Rodrigues, os irmãos António e Pedro da Fragoa ou Fraga, naturais de Braga, e respectivas mulheres, bem as irmãs Isabel e Margarida Rodrigues; os irmãos destas e respectivas mulheres; Pedro Vieira e Solanda Lourenço, ambos naturais da Madeira; João Rodrigues e Maria
Bela, casal também ido da Madeira; João Fernandes, o Barco Longo, e as sete filhas, idos da ilha da Rata, Gonçalo Anes Malho e Genebra Gonçalves, naturais de Ourém; João Fernandes, o Roxo, possivelmente, irmão ou parente do Barco Longo e sua mulher, Beatriz Fernandes, são nomes que se contam entre os primeiros povoadores das Flores.
Dados retirados de Drumond, Apontamentos Topográficos