PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
MANUEL MACHADO
Manuel Machado Lajes, ilha Terceira, em 7 de Julho de1932. Fixou-se em Lisboa onde viveu até 1963 e nesse ano emigrou para França vivendo até 1971 em Paris onde trabalhou e completou os estudos em Psicologia. Participou na vida cultural da emigração portuguesa em Paris e Londres estando representado em antologias dessa época. Casou com uma senhora norueguesa fixando-se a partir de 1974 em Oslo como funcionário da Biblioteca da Universidade. Colaborou, em 1983, no estudo colectivo da UNESCO e publicou um ensaio intitulado «Living in Two Cultures».
É um escritor da escola surrealista com vasta obra publicada distinguindo-se no conto, na novela, na crónica, na prosa poética e o memoralismo. É colaborador da revista Atlântida, do Instituto Açoriano de Cultura e do suplemento literário «Quarto Crescente», do jornal angrense Diário Insular, coordenado por Álamo Oliveira. Tem publicado em português e norueguês. Desde os anos oitenta que visita regularmente os Açores. Foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de oficial da Ordem de Mérito e recebeu a medalha de valor cultural da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Obras principais em língua portuguesa: Enquanto os coveiros dormem, Virtudes, reis moscas e outras hortaliças e Quebra-cabeças e nozes.
Dados retirados do CCA – Cultura Açores