Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O FRADE O ESTUDANTE E O SOLDADO

Quarta-feira, 26.02.14

(CONTO TRADICIONAL)

 

Um frade, um estudante e um soldado iam, juntos, a caminho, em peregrinação. Caminhavam a pé, sem um tostão no bolso e a pedir. Deram-lhes, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo pelos três, porque, de tão pequeno que era, não chegaria um pequenino pedaço para cada um, o frade propôs que todos dormissem e o que queijo seria guardado e, no dia seguinte, havia de ser comido por aquele que entre eles tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito. Pensava o frade que havia de ser ele a arrecadar o queijo, pois para tal utilizaria, ao descrever o seu sonho, todos os seus recursos oratórios. O estudante aceitou a proposta com entusiasmo, pois sendo possuidor de muita sabedoria e senhor de muita lábia, facilmente, encantaria, com a narração do seu sonho e o queijo havia de ser seu. Olaré se havia! O soldado, por sua vez, encolheu os ombros e nada mais teve a fazer do que aceitar. Foram deitar-se. O frade e o estudante depressa adormeceram. Mas o soldado não conseguia dormir, pensando na forma como havia de conseguir o queijo. Cuidava ele que o frade habituado às práticas nas igrejas, decerto faria mais um dos seus belos sermões e o Estudante muito sábio, senhor de muita treta, não lhe ficaria atrás. Ele não teria hipótese alguma, por isso, levantou-se, foi ao queijo e comeu-o.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho. O frade, num discurso belo e eloquente, disse ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu e sentava-se à direita de Deus Pai, rodeado de Querubins, Serafins, Mártires e Virgens. O estudante, também com um belo discurso, narrou que sonhara já estar no céu à espera do frade quando ele subia as escadas. Quando chegou a vez do soldado, ele, sorrindo, contou:

— Pois meus senhores, eu sonhei que via no céu o senhor frade sentado junto de Deus, entre cânticos e louvores e, o senhor estudante, a seu lado, também muito feliz. Eu ficava cá em baixo, na Terra, sozinho e triste. Então comecei a gritar:

— Senhor estudante, senhor frade, o queijo, o queijo!? Os senhores esqueceram-se do queijo.

Então, vocês, lá no céu, muito felizes e contentes, sem precisar de comer ou de beber o que quer que fosse, responderam:

— Come tu o queijo, soldado! Come o queijo, porque nós estamos no céu, não precisamos de comê-lo.

O sonho foi tão forte e real que eu pensei que era verdade. Então levantei-me, enquanto vocês dormiam, fui ao queijo e comi-o.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:25





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728