Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O PAJEM INVEJOSO

Quinta-feira, 06.02.14

(CONTO POPULAR)

 

Conta-se que certa vez, estavam El-rei de Portugal, D. Dinis e sua mulher, a Rainha Santa Isabel, a estanciar numa aldeia, para os lados de Leiria, onde o rei havia mandado plantar um pinhal, o que faziam sempre que era possível.

Certa manhã, foi o Rei galopar, pelos campos, levando consigo um pajem que tinha inveja de um outro pajem que era muito valoroso e mui estimado por El-rei. Num abrandamento da corrida, para descanso dos animais, o moço fidalgo invejoso disse ao rei, que o outro pajem estava apaixonado pela Rainha.

O Rei Lavrador mostrou acreditar na palavra do seu acompanhante e vendo, ali perto do lugar onde estavam, um forno de cozer cal, a arder com enormes labaredas, imediatamente combinou com o forneiro de que, dentro de poucos dias, um pajem o iria procurar e lhe diria que ia para cumprir as ordens do seu Rei e Senhor. Mais lhe disse El-rei que, logo que dissesse tais palavras, lhe pegasse e o metesse no forno, pois que assim convinha ao seu serviço.

Passados uns dias, ao regressar à corte, o Rei, como planejara, mandou o pajem, vítima inocente da intriga do outro pajem invejoso, ir ter com o forneiro, da aldeia onde havia estanciado.

Este pajem, porém, que além, de destemido e considerado, era um homem justo e temente a Deus, ao passar por uma capelinha onde se celebrava missa entrou e cumpriu os preceitos de bom religioso, assistindo à missa e comungando. E ali se demorou um bom pedaço, em oração.

O pajem invejoso, ansiando por saber se as ordens do Rei já estavam a ser cumpridas tão fielmente como haviam sido dadas, não teve mão na sua maldade e meteu a galope em direcção ao forno indicado pelo rei, para saber se o pajem, supostamente traidor, já tinha chegado e se as ordens de Sua Real Majestade, estavam cumpridas.

Palavras não eram ditas e o forneiro e os seus ajudantes agarraram no pajem invejoso e meteram-no forno.

E assim, devido à sábia perspicácia de El-rei, morreu queimado um invejoso e intriguista, salvando-se o bondoso e honesto pajem de Sua Majestade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 11:12





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728