Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O PORCO ROUBADO

Sexta-feira, 17.01.14

Há muitos, muitos anos, moravam, perto um do outro, dois compadres. Um era pobre e o outro rico, mas muito avarento, sem querer dar nada a ninguém. Era costume que todas as pessoas, quando matassem o porco, dessem um pedaço do lombo ao senhor padre. O compadre rico e avarento, que queria matar porco sem dar o lombo ao padre, chegou junto do compadre pobre e começou a dizer mal daquele costume e que não concordava com aquele hábito, pois nem por nada queria repartir um naco do lombo do seu porco, que tanto trabalho e despesa lhe dera a criar. Então o compadre pobre aconselhou-o a que quando matasse o seu porco, o dependurasse no quintal para que toda a gente o visse. Durante a noite, às escondidas guardava-o em casa, para depois, na manhã seguinte dizer que lho tinham roubado. Assim livrava-se de dar um pedaço de lombo ao padre.

O compadre rico ficou muito contente com aquela ideia e seguiu à risca o que o compadre pobre lhe tinha dito. Depois de pendurar o porco no quintal, deitou-se com a intenção de ir, de madrugada, ao quintal, buscá-lo. Mas o compadre pobre, que era espertalhote, foi de noite, ao quintal onde estava o porco e, antes do compadre rico se levantar, roubou-lhe o porco. No dia seguinte, quando o rico deu pela falta do porco, correu a casa do compadre pobre e, muito aflito, contou-lhe o acontecido. Este, fazendo-se desentendido, dizia-lhe:

- Boa, compadre! Bravo! Muito bem, muito bem! Assim é que o compadre há-de contar ao senhor padre e safar-se-á de lhe dar um pedaço de lombo!

Mas o compadre rico cada vez teimava mais que lhe tinham roubado o porco mesmo a sério, enquanto o outro cada vez o apoiava e incentivava para que contasse assim, tudo muito bem contadinho, ao senhor padre. Tor fim o compadre rico foi-se embora desesperado e o pobre ficou com o porco para si, sem que o compadre rico desconfiasse.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 10:01





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031