Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O POTE RACHADO

Domingo, 14.06.15

Conta-se que uma humilde e bondosa velhinha possuía dois potes. Todos os dias, saía de casa com eles suspensos, um em cada um das extremidades de uma vara que ela carregava, de palanca, às costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito e são. A velha dirigia-se a uma fonte e enchia-os de água. De seguida caminhava na direção da sua casa, onde chegava, ao fim de uma longa caminhada, com o vaso são sempre cheio de água enquanto o rachado chegava apenas meio, uma vez que derramava muita água durante a caminhada.

Naturalmente que o vaso perfeito andava muito orgulhoso, ufanando-se do seu poder e de ser capaz de ajudar a sua dona, enquanto o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir trazer apenas metade da água que deveria trazer.

Certo dia, depois de durante dois anos, refletir sobre a sua própria amarga derrota, o vaso rachado, enchendo-se de coragem, disse à sua dona:

- Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até a sua casa... Por isso ando muito triste e desgostoso.

A velhinha sorrindo, respondeu:

 - Já reparaste nas lindas flores que nascem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de algumas flores na beira do caminho do teu lado e todos os dias, quando regressávamos da fonte, eras tu que, derramando a água, as regavas. Durante dois anos apanhei as flores que ali nasciam para enfeitar a minha casa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.

O vaso rachado encheu-se de alegria. Só então percebeu que mesmo as nossas mais estranhas limitações e os nossos maiores defeitos podem sempre transformar-se al algo de muito útil e proveitoso para os outros.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por picodavigia2 às 00:05





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930