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OS DEZ BENEFÍCIOS DAS CAMINHADAS A PÉ

Terça-feira, 15.05.18

Já dizia Hipócrates, médico na Antiguidade: “Andar é o melhor remédio para um homem.” Na verdade o caminhar, isto é o andar a pé, combinado com um bom sono e uma dieta saudável pode ajudar-nos a evitar completamente vários problemas de saúde. Mesmo que sejam apenas 15-30 minutos de caminhada todos os dias podem melhorar drasticamente não apenas a aparência geral de uma pessoa, mas também a saúde. Se for uma hora é ótimo.

Uma boa caminhada é uma prática única que pode beneficiar significativamente todo o corpo e a própria mente. É grátis, fácil e requer pouco esforço.

Podem considerar-se os seguintes os benefícios de uma boa caminhada pé, usando um bom calçado e roupas leves.

  1. Alterações cerebrais positivas:

Como alguns estudos revelam, exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, previnem a demência precoce, reduzem o risco de doença de Alzheimer e melhoram a saúde mental em geral. Sem mencionar a redução do stresse mental e a manutenção de um nível mais elevado de endorfinas.

  1. Visão melhorada:

Mesmo que os olhos possam parecer a última coisa relacionada com as pernas, caminhar também beneficia realmente a saúde visual. Pode até ajudar a combater o glaucoma, aliviando a pressão ocular.

  1. Prevenção de doenças cardíacas:

De acordo com a American Heart Association, andar não é menos eficaz do que correr quando se trata de prevenir doenças relacionadas com o coração ou derrames. Esta atividade ajuda a evitar problemas cardíacos, baixando os níveis de pressão arterial e o colesterol, bem como a melhorar a circulação sanguínea.

  1. Volume pulmonar superior:

Andar a pé é um exercício aeróbico que aumenta o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea e ajuda a treinar os seus pulmões, além de eliminar toxinas e resíduos. Por causa da melhor e mais profunda respiração, alguns sintomas associados à doença pulmonar também podem ser aliviados.

  1. Efeitos benéficos no pâncreas:

Caminhar acaba sendo uma ferramenta muito mais eficaz na prevenção da diabetes do que a corrida. Pesquisas mostram que um grupo de “caminhantes” demonstrou melhoria na tolerância à glicose quase 6 vezes maior (ou seja, quão bem o açúcar no sangue é absorvido pelas células) do que o de um grupo de “corredores”, durante um período experimental de 6 meses.

  1. Melhor digestão

30 minutos de caminhada todos os dias podem não só diminuir o risco de câncer de cólon no futuro, como também ajudar a melhorar a nossa digestão, ajudando a regimentar nossos movimentos intestinais.

  1. Músculos tonificados:

A tonificação muscular e a perda de peso (em casos de pessoas com excesso de peso) também podem ser alcançados através da caminhada. A prática de andar 10.000 passos por dia pode ser considerada como um exercício real numa academia/ginásio, especialmente se fizer alguns intervalos entre a caminhada ou caminhar em subidas. Além disso, é de baixo impacto e não há tempo de recuperação, o que significa que não há músculos doloridos.

  1. Ossos e articulações mais resistentes:

A caminhada pode proporcionar mais mobilidade articular, evitar a perda de massa óssea e até ajuda a reduzir o risco de fraturas. A Arthritis Foundation recomenda caminhar moderadamente pelo menos 30 minutos por dia numa base regular para reduzir a dor nas articulações.

  1. Alívio da dor nas costas:

Caminhar pode ser um verdadeiro salva-vidas para aqueles que experimentam dores nas costas durante exercícios mais desafiadores de alto impacto. Como é uma atividade de baixo impacto, não causará mais dor ou desconforto, como correr, por exemplo. Caminhar contribui para uma melhor circulação sanguínea nas estruturas da coluna vertebral e melhora a postura e a flexibilidade, que é vital para uma coluna saudável.

  1. Uma mente mais calma e sã:

A caminhada ajudaria a sentirmo-nos menos deprimidos ou esgotados e ajuda-nos a sermos pessoas mais felizes e a melhorar o nosso humor!

 

 In Bastante Interessante.

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