Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



OS NEVOEIROS DE SÃO JOÃO

Quinta-feira, 28.08.14

A ilha do Corvo o tem, rigorosamente, 17,13 km² de superfície, sendo um pouco maior do que o território de Macau. O seu maior comprimento é de seis quilómetros e meio e a largura máxima é de quatro. Dista de Santa Cruz das Flores treze milhas náuticas e dez de Ponta Delgada.

A pequenina ilha é formada por uma única montanha vulcânica, desde há muito extinta, o Monte Gordo, coroado com uma ampla cratera de abatimento chamada localmente de Caldeirão. Nela, podem observar-se várias lagoas, turfeiras e pequenas "ilhotas", duas compridas e cinco redondas, nas quais, lendariamente, se diz esyarem representadas as outras ilhas açorianas, O ponto mais alto da ilha é o Morro dos Homens no rebordo sul do Caldeirão, com 718 metros de altura acima do nível médio do mar. Além desta elevação destacam-se ainda: a Lomba Redonda, a Coroa do Pico, o Morro da Fonte, o Espigãozinho e o Serrão Alto.

Todo o litoral da ilha é alto e escarpado, constituindo o cone central do vulcão, com excepção da parte Sul, onde numa fajã lávica se estabeleceu a Vila do Corvo, a única povoação da ilha. A escarpa oeste, com uma falésia quase vertical com cerca de 700 m de altura sobre o oceano, é uma das maiores elevações costeiras existentes no Atlântico.

As terras imediatamente em redor da única povoação da ilha e uma pequena zona abrigadas na costa leste, pertencentes às Quintas e ao Fojo, são as únicas em que é possível praticar a agricultura e manter algumas árvores de fruto. As melhores pastagens para o gado ficam mais para norte, nas chamadas Terras Altas, muitas delas dentro da própria cratera do Caldeirão.

Na enseada sul, denominada Enseada de Nossa Senhora do Rosário, existem três cais de desembarque – o Porto Novo, actualmente não utilizado, o Porto do Boqueirão e o Porto da Casa, o maior e o único utilizado no tráfego comercial. O Portinho da Areia, no extremo oeste da pista do aeroporto, é o único areal da ilha e a sua principal zona balnear.

O clima é húmido, com 915,7 mm de precipitação média anual, mas ameno, embora ventoso, com temperatura média anual de 17,6°C na Vila, com temperaturas médias mensais que variam entre os 14°C em Fevereiro e 20°C em Agosto. Nas zonas altas os nevoeiros são quase permanentes. A agitação marítima, particularmente do quadrante oeste, é muito elevada, resultando numa elevada erosão costeira.

A humidade relativa do ar oscila entre 74% em Outubro e 85% em Junho, o mês em que os nevoeiros são mais frequentes, são os "nevoeiros do São João".

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 10:39





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31