Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PADRE FRANCISCO JOSÉ GOMES

Quarta-feira, 02.04.14

Um dos vários sacerdotes que paroquiou na paróquia de São José da Fajã Grande, na primeira metade do século XX, foi o padre Francisco José Gomes, onde, na década de cinquenta, ainda muito lembrado naquela, pois havia pouco mais de vinte e cinco anos que ali vivera, pelo que existia ainda uma memória muito viva do mesmo.

Francisco José Gomes, natural das Lajes das Flores, entrou para o Seminário de Angra no ano lectivo de 1898-1899, onde se matriculou em 11 de Junho de 1898, com 16 anos de idade, pelo que, terá nascido em 1882. Era filho de José Francisco Gomes e Maria Vitória do Rosário, sendo o pai viúvo de um primeiro casamento com Maria Emília da Trindade, com quem contraira primeiras núpcias, em 26 de Novembro de 1868. Por sua vez, o segundo casamento com a mãe do Padre Francisco José Gomes, Maria Vitória do Rosário foi celebrado, assim como o primeiro, na paroquial da Senhora do Rosário, das Lajes em 18 de Novembro de 1880.

Com ele mais 33 candidatos ao sacerdócio, deram entrada no Seminário de Angra, entre os quais um brasileiro, de nome Ramiro de Sousa Ramos, natural do Rio de Janeiro, outro americano mas filho de pais portugueses, chamado Joaquim Frederico Henriques, natural de Suisun City, Solano, Califórnia e ainda um outro de Lisboa da freguesia de Santa Maria Maior, de nome Augusto Joaquim Taveira. Curiosamente dos açorianos era o único natural do concelho das Lajes das Flores, havendo no entanto um outro aluno natural de Santa Cruz, de nome José Pedro Lopes e um outro do Corvo, de nome António Cândido de Avelar

Alguns destes alunos já eram homens na casa dos vinte anos e, um deles, Francisco Gonçalves Cardoso natural da freguesia da Serreta, ilha Terceira, já tinha feito os estudos preparatórios fora do Seminário, entrando, assim, com o objectivo de frequentar o Curso de Teologia. Acontecia ainda que alguns dos outros alunos, embora matriculados naquela instituição diocesana, eram alunos externos. Por sua vez Manuel Crisóstemo de Oliveira, natural das Bandeiras, ilha do Pico, um dos mais novos, apenas se matriculou, não frequentando o Seminário nem outra instituição de ensino ou professor particular. O destaque maior, no entanto, entre os alunos que se matricularam no Seminário Episcopal de Angra, naquele ano lectivo, vai para o aluno José Augusto Pereira, da freguesia de São Vicente Ferreira, ilha de São Miguel, que mais tarde foi uma das maiores e mais cultas figuras da igreja açoriana: o cónego José Augusto Peeira, professor do Seminário e autor de várias obras de carácter histórico, sobre a diocese açoriana, com destaque para o livro A Diocese de Angra na História dos seus Prelados. Outro sacerdote micaelense que frequentou o mesmo curso foi o padre Evaristo Máximo do Couto, pároco dos Ginetes, ilha de São Miguel, durante muitos anos.

Muito provavelmente Francisco José Soares ordenou-se sacerdote, no mesmo dia que o cónego Pereira e o padre Evaristo, ou seja em 1907, na Sé de Angra. Pouco depois da ordenação foi nomeado cura da Ponta, na Fajã Grande. Sabe-se, também que foi o último cura e o último padre com residente fixa naquele curato fajãgrandense, mais concretamente num passal ali existente, mesmo ao lado da igreja da Senhora do Carmo. O padre Francisco José Gomes exerceu o sacerdócio como cura da Ponta, entre 1907 e 1909, sucedendo ao padre José Furtado Mota. Colocado noutras localidades da ilha regressou à Fajã Grande, mas como pároco, após a morte do padre Francisco Vieira Bizarra. Paroquiou a Fajã Grande entre os anos de 1922 e 1925, portanto, antes do padre Manuel de Freitas Pimentel, que ali começo a paroquiar em 1925, após ter sido cura no Corvo e em Santa Cruz das Flores.

Mais tarde foi colocado no Corvo como vigário e ouvidor.

É a seguinte a relação dos colegas de Seminário do padre Francisco José Gomes: Manuel José Lopes,    Ilha do Pico, Lajes, freguesia das Ribeiras, Abílio Maria da Silva, Ilha do Faial, Horta, Adriano Moniz, Ilha de São Miguel, Ribeira Grande, freguesia da Ribeirinha, Alípio Félix Machado, Ilha de São Miguel, Nordeste, Ângelo do Rego Quintanilha, Ilha de São Miguel, Lagoa, freguesia do Rosário, António Cândido Avelar, Ilha do Corvo, Vila do Corvo, António Silveira Bettencourt, Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, freguesia da Conceição, Augusto Joaquim Taveira, Lisboa, freguesia de Santa Maria Maior, Ernesto Porfírio da Silveira, Ilha do Pico, São Roque, Evaristo Máximo do Couto, Ilha de São Miguel, Lagoa, freguesia de Santa Cruz, Francisco José Gomes, Ilha das Flores, Lajes, Francisco Pereira Rodrigues, Ilha do Faial, freguesia dos Flamengos, Francisco Silveira Garcia, Ilha do Faial, Horta, freguesia de Castelo Branco, Gaspar de Castro Neves, Ilha do Pico, Lajes, Henrique Ricardo de Sousa Pamplona, Ilha Terceira, Praia da Vitória, Jacinto Soares de Medeiros, Ilha de São Miguel, Ribeira Grande, Jaime Inácio da Fonte, Ilha do Pico, Madalena, freguesia de São Mateus, Jaime Pedro Lopes, Ilha das Flores, Santa Cruz das Flores, João Furtado Pacheco, Ilha de São Miguel, Vila Franca do Campo, João Garcia Duarte, Ilha do Faial, Horta, freguesia da Feteira, Joaquim Frederico Henriques, Estados Unidos da América, Estado da Califórnia, Solano, Cidade de Suisun City, José Duarte de Medeiros, Ilha de São Miguel, Povoação, freguesia do Faial da Terra, José Augusto Pereira, Ilha de São Miguel, Ponta Delgada, freguesia de São Vicente Ferreira, José de Menezes do Rego, Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, freguesia da Conceição, José de Menezes Paiva, Ilha de São Miguel, Ribeira Grande, José Pereira Cardoso, Ilha de São Jorge, Velas, Manuel de Ávila Carolo, Ilha do Pico, São Roque, Manuel Crisóstomo de Oliveira, Ilha do Pico, Madalena, freguesia das Bandeiras, Manuel Gonçalves Cardoso,            Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, freguesia da Serreta, Manuel Leal do Couto, Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, freguesia do Porto Judeu, Manuel Paulino de Azevedo Castro Ilha do Pico, Lajes, freguesia da Calheta de Nesquim, Raul Camacho, Ilha do Pico, Madalena, freguesia das Bandeiras e Ramiro de Sousa Ramo, Brasil, Estado do Rio de Janeiro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 16:20





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930