PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
PARA QUEM CANTOU O CUCO
Certa vez iam dois homens por uma vereda na direção dos campos para onde iam trabalhar. A vereda era rodeada de árvores. Em cima de uma delas estava um cuco que, ao ver os homens, começou a cantar. Diz um dos homens para o outro:
- Este cuco cantou para mim!
Estás bem enganado, - retorquiu o outro. - O cuco cantou foi para mim, até porque fui eu que o vi primeiro.
- Não, não. - Teimava o outro. – O cuco cantou foi para mim!
E tanto discutiram e tanto zaragatearan que acabaram por não se entenderem, agredindo-se mutuamente.
Tanta foi a disputa e tão grande foi o tumulto que resolveram levar o caso ao regedor da freguesia, que naqueles tempos também era Juiz de Paz, a fim de que este resolvesse a contenda.
Ao chegar junto do regedor contaram-lhe o que originara a desavenda entre eles, afirmando cada qual que o cuco cantara para si e não para o outro. O regedor pensou um pouco e, por fim, disse-lhes:
- Dêem-me ambos cinquenta escudos, a fim de pagar as custas do processo e o meu trabalho e eu vou analisar o caso e dizer para quem cantou o cuco. Depois devolverei os cinquenta escudos àquele para quem o cuco cantou.
Os homens fizeram como o regedor ordenara e colocaram o dinheiro em cima da mesa.
O regedor calou-se por alguns momentos. Depois pegando nas duas notas e, metendo-as ao bolso, disse:
- Afinal o cuco não cantou para nenhum de vocês. Cantou foi para mim!
(Conto antigo)