Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PASSAGENS A 134 EUROS

Segunda-feira, 21.07.14

Segundo informou o próprio presidente do Governo Regional, os residentes nos Açores vão passar a pagar o valor máximo de 134 euros nas suas deslocações ao Continente, quer para Lisboa quer para o Porto, ou seja menos da metade do que pagam habitualmente

Esta é uma das principais novidades do novo modelo de obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e entre os Açores e a Madeira, revelado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, que também prevê a liberalização das rotas Lisboa-Ponta Delgada, Lisboa-Terceira, Porto-Ponta Delgada e Porto-Terceira e a autorização da realização de voos low-cost.

Com o novo modelo de transporte de passageiros, que deverá estar em pleno funcionamento no Verão de 2015, estas rotas estarão abertas à entrada de qualquer companhia aérea, incluindo as low-cost, prevendo-se que a concorrência neste sector gerará benefícios no que respeita ao preço das passagens e na qualidade do serviço prestado.

 Quanto à passagem ida e volta para um residente nos Açores que se desloque ao Continente, Vasco Cordeiro explicou que os 134 euros correspondem ao preço final "sem restrições", incluindo a tarifa, todas as taxas aeroportuárias e de emissão de bilhete, bem como a taxa de combustível. "Este preço de 134 euros é garantido através do pagamento direto aos residentes do subsídio, nos casos em que o preço praticado pelas companhias aéreas ultrapasse 134 euros, mediante a apresentação após a viagem dos comprovativos da mesma", salientou aquele governante.

As novas obrigações de serviço público contemplam a melhoria das condições de encaminhamentos de passageiros no interior da Região, do transporte de carga por via aérea e a "proteção diferenciada dos residentes e estudantes açorianos", os quais, neste último caso, passam a pagar um valor máximo de 99 euros nas suas deslocações ao Continente.

 "Registe-se que os preços máximos atrás referidos, que significam uma redução de cerca de 50% em relação aos valores atuais, são aplicáveis em todas as gateways dos Açores, independentemente do regime das respetivas rotas. Ou seja, é um preço máximo garantido a todos os açorianos de todas as ilhas nas ligações com o Continente, utilizem eles os voos a partir de Santa Maria, de São Miguel, da Terceira, do Pico ou do Faial", esclareceu Vasco Cordeiro.

Nada se esclareceu, no entanto, relativamente aos voos entre ilhas, aliás bastante altos.

 

NB - Dados de: «Forum Ilha das Flores», «TeleJornal» e «Açoriano Oriental».

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 02:15





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog