Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



QUINTA-FEIRA SANTA

Quinta-feira, 17.04.14

Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa, ou seja ao dia em que, liturgicamente, se recorda a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Este dia marca o inicio do Tríduo Pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.

Os ofícios da Semana Santa chegam à sua máxima relevância litúrgica na Quinta-Feira, quando começa com a recordação da Última Ceia e culminante na Vigília Pascal que celebra, na noite do Sábado de Aleluia e a ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo.

Na "Missa dos Santos Óleos" ou Missa do Crisma, celebrada apenas pelos bispos diocesanos na igreja catedral da sua diocese, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Baptismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes, participantes, renovam as suas promessas. De entre os rituais do dia, adquire especial relevância simbólica o "lava-pés", realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da Última Ceia. Ma realidade e de acordo com os relatos dos Evangelh os, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade. Na Quinta-Feira Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogénito dessa família, segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode ler-se que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogénito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem do Egipto, e eles, de imediato, partiram na demanda da terra prometida e da sua liberdade; o faraó rapidamente se arrependeu de tê-los deixado sair, e mandou o seu exército em perseguição, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.

Num calendário em que varia cada ano para buscar a coincidência da Semana Santa com a primeira lua cheia posterior ao equinócio de outono, celebra-se, este ano, hoje, 17 de Abri a Quinta-feira Santa.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 11:38





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930