PICO DA VIGIA 2
Pessoas, costumes, estórias e tradições da Fajã Grande das Flores e outros temas.
VERBO HAVER
O verbo haver, no sentido de acontecer ou existir, é sempre impessoal, pelo que tem de se conjugar apenas na terceira pessoa do singular.
É verdade que a regra geral da concordância verbal da Gramática Portuguesa obriga a que o verbo concorde sempre com o seu sujeito, porém esta regra não se aplica ao verbo haver, quando ele substitui o verbo existir ou uma expressão similar. Neste caso, o verbo haver é impessoal. Assim não se deve dizer “Houveram problemas”, mas “Houve problemas”. Note-se, no entanto, que se substituirmos o verbo haver por existir, esse deve ser flexionado normalmente: “Existiram problemas.” Assim, o verbo haver, enquanto verbo impessoal, com sentido de existir, é conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular (houve), independentemente da restante frase estar no plural ou no singular. Assim o correto é dizer:
Houve muitas pessoas interessadas na vaga de emprego.
Houve dificuldades na implementação do novo projeto.
Na verdade o verbo haver, geralmente, refere-se ao ato de ter existência, de acontecer, de estar presente, de decorrer, fazer, recuperar, julgar, comportar-se e entender-se. Contudo, é usado principalmente com significado de ter ou existir. É um verbo irregular e complexo, com algumas particularidades na conjugação.
A forma conjugada houveram tem uma utilização muito reduzida, estando apenas correta a conjugação do verbo haver em todas as pessoas quando o verbo haver se apresenta como verbo auxiliar, precedendo um verbo principal, com sentido equivalente ao verbo ter: Eles tiveram/eles houveram.
Exemplos:
Semana passada, ele houve de ir conversar com o diretor sobre suas novas funções.
Semana passada, eles houveram de ir conversar com o diretor sobre suas novas funções.
Houve de acontecer essa situação para que você me desse valor.
Houveram de acontecer essas situações para que você me desse valor.
Houveram de esperar largo tempo
Havia aparecido uma mancha de óleo.
Haviam aparecido manchas de óleo.