Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



VULCÕES DE MÚSICA

Segunda-feira, 20.01.14

A ilha do Pico, celebrou de forma peculiar e intensa, o dia da mártir Santa Cecília. Demudado, por razões mais que óbvias, da sua data litúrgica - 22 de Novembro - para o domingo anterior, o dia da padroeira dos músicos, havia de galvanizá-los, na ilha montanha, em desfiles musicais, em eventos, deslumbrantemente, harmoniosos e em manifestações, delirantemente, melodiosas, aspergindo a sua música aos quatro ventos. O concelho da Madalena, como aliás toda a ilha do Pico, um “viveiro natural” de aprendizes da arte de bem cantar e tocar, uma espécie de “santuário protegido” de músicos e maestros, uma “reserva preservada” de melodias, instrumentos e cânticos populares, assumiu como sua, a manhã de domingo – 18 de Novembro – e congregou nas ruas da vila, sede de concelho e junto à igreja matriz, as três filarmónicas do concelho – Sete Cidades, União e Progresso Madalenense e Lira de São Mateus - os grupos corais ou capelas de todas as freguesias da chamada zola pastoral da Madalena - Bandeiras, Madalena, Criação Velha, Candelária, São Mateus e São Caetano - assim como os ranchos folclóricos (também um existente em cada freguesia do concelho) e ainda o Coral da Madalena e a Tuna da Candelária. Por estimativa, cuida-se que terão participado activamente nesta tradicional e sumptuosa celebração vivencial da música, cerca de quatrocentas pessoas, pese embora algumas delas pertençam a mais do que um agrupamento musical. Momentos houve em que, aparentemente, parecia que o número de participantes era superior ao número de elementos do público presente. Se tivermos em conta que a população do concelho da Madalena do Pico, actualmente, é de cerca de quatro mil habitantes, poder-se-á concluir que cerca de dez por cento dos mesmos, pertence a um agrupamento musical radicado no concelho, dedicando os seus tempos livres ao ensaio, ao estudo e à prática musical. Isto significa que o concelho Madalena, decerto, ocupará lugar de relevo no top da liderança nacional, como o concelho do país com mais músicos e também com mais ranchos folclóricos por metro quadrado.

Após o desfile, as portas abriram-se e a Matriz engoliu, na totalidade, aquele acervo de músicos, cantores, tocadores e bailadores, sem distinção de vozes ou de tipo de instrumentos, para uma celebração eucarística que apenas teve um senão – ser extremamente demorada. Mas o magnífico e histórico templo madalenense, dotado de excelentes condições acústicas e com os seus altares a abarrotar de talha dourada, explodiu, impiedosamente, como se dele se soltassem labaredas de som, chamas vulcânicas, não de lava, como durante crises sísmicas sucessivas que em tempos remotos assolaram a ilha, mas sim chamas de solenes e suaves melodias musicais. Era como se ali, bem no coração da terra picoense, tivessem rebentado vulcões que em vez de lava expelissem a excelência dos acordes musicais, a polifonia das vozes, a harmonia dos instrumentos e o encanto, embevecido, das melodias – verdadeiros vulcões de música.

De tarde o epicentro desta intensa actividade musical transferiu-se para as Lajes, vila histórica e baleeira, que também havia de reunir, na sua imponente matriz, ornada de traços a simularem o gótico, a expelir suaves melodias, grande parte dos músicos que também proliferam neste concelho. Se o número de ranchos folclóricos é bem menor do que o do concelho da Madalena, o mesmo não acontece com as bandas musicais. São seis as existentes no concelho das Lajes, embora apenas uma tenha actuado durante a celebração eucarística, na homenagem prestada a Santa Cecília. O protagonismo, porém, na Matriz da vila baleeira centrou-se na actuação dos grupos corais das seis paróquias do concelho e ainda no Grupo Coral das Lajes do Pico.

As celebrações em homenagem à padroeira dos músicos continuarão noutras localidades do Pico, nomeadamente, no Santuário do Senhor Bom Jesus, no próximo dia vinte e dois.

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por picodavigia2 às 15:50





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

VISITANTES

free web counter

calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031